Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

É um serviço baseado no respeito à heterogeneidade dos arranjos familiares, aos valores, crenças e identidades das famílias. Fundamenta-se no fortalecimento da cultura do diálogo, no combate a todas as formas de violência, de preconceito, de discriminação e de estigmatização nas relações familiares.

Realiza ações com famílias que possuem pessoas que precisam de cuidado, com foco na troca de informações sobre questões relativas à primeira infância, a adolescência, à juventude, o envelhecimento e deficiências a fim de promover espaços para troca de experiências, expressão de dificuldades e reconhecimento de possibilidades.

Serviço ofertado necessariamente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

– Este Serviço é realizado através de diferentes intervenções, como:  acolhida, entrevista, observação e orientação aos usuários do serviço, visitas domiciliares para famílias em situação de vulnerabilidade, atendimento psicossocial individual ou grupal, e ainda realização de oficinas, palestras e dinâmicas de grupo com as famílias e os usuários do serviço. 


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?
Presencialmente


Departamento de Assistência Social



Rua Tiradentes, 47, Jardim
89872-000

Passo a Passo

1

Para ser incluído no Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF, a família deverá comparecer no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e buscar pelo Serviço. O acesso ao PAIF pode ocorrer ainda através da: - procura espontânea comparecendo no CRAS com os documentos pessoais; - busca ativa; - encaminhamento da rede socioassistencial; - encaminhamento das demais políticas públicas.

Informações Adicionais
Importante
Constituem usuários do PAIF as famílias territorialmente referenciadas aos CRAS, em especial: famílias em processo de reconstrução de autonomia; famílias em processo de reconstrução de vínculos; famílias com crianças, adolescentes, jovens e idosos inseridos em serviços socioassistenciais, territorialmente referenciadas ao CRAS; famílias com beneficiários do Benefício de Prestação Continuada; famílias inseridas em programas de transferência de renda. Os encontros com os grupos acontecem mensalmente no CRAS, os demais atendimentos aos usuários do Serviço como visitas domiciliares, atendimentos individuais, acompanhamento familiar são realizados conforme avaliação da equipe técnica.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
IdentidadeOriginal1
Cadastro de Pessoa Física - CPFOriginal1
Comprovante de ResidênciaOriginal1

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos