SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO PARA PESSOAS

– O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas é um Serviço da Proteção Social Básica que tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários.

 

– Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades, prevenindo situações de risco, exclusão e isolamento.

– Este Serviço deve contribuir com a promoção do acesso de pessoas com deficiência e pessoas idosas a toda a rede sócio-assistencial, bem como aos serviços de outras políticas públicas, entre elas educação, trabalho, saúde, transporte especial e programas de desenvolvimento de acessibilidade, serviços setoriais e de defesa de direitos e programas especializados de habilitação e reabilitação.

 

– Este Serviço se destina a indivíduos e familiares que precisam de uma maior atenção.

 

– Primeiramente, é desenvolvido um trabalho dentro do domicílio. À medida que forem observadas superações das demandas e vulnerabilidades, os usuários passam a ser atendidos pela rede de serviços públicos.

 

– É importante que seja realizado um trabalho junto à família e ao usuário e quando os objetivos tiverem sido alcançados, esses deverão ser encaminhados para o PAIF e, ou Serviços de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos.


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Exige apresentação de documentos

Como solicitar?
Presencialmente


Departamento de Assistência Social



Rua Tiradentes, 47, Jardim
89872-000

Passo a Passo

1

O acesso ao O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas pode ocorrer através da: - procura espontânea comparecendo no CRAS com os documentos pessoais; - busca ativa; - encaminhamento da rede socioassistencial; - encaminhamento das demais políticas públicas.

Informações Adicionais
Importante
Norma Operacional Básica do SUAS, Norma Operacional Básica – RH, Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

Documentos
Documento Apresentação Vias(s)
CPFOriginal1
Carteira de IdentidadeOriginal1
Título de eleitorOriginal1
Carteira de TrabalhoOriginal1
Certidão de nascimento ou casamentoOriginal1
Comprovante de residênciaOriginal1

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos