Campanha do Setembro Amarelo segue com programação

Na noite da última segunda (06), a campanha do Setembro Amarelo teve sua abertura durante a Sessão da Câmara de Vereadores de Modelo. Na oportunidade os membros da Secretaria de Saúde, do Departamento de Assistência Social, Departamento de Educação, ACIMO/CDL, Conselho Tutelar/ Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Grupo Modelo Solidário, organizadores da campanha que conta com o apoio do Governo Municipal de Modelo, explanaram sobre a mesma.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Atualmente, o suicídio é considerado como um problema grave de saúde pública.

Para marcar a data de hoje (10), será realizado uma visita nas empresas, com entrega material informativo sobre o tema. Além disso, dia 16 de setembro, 19h, ocorrerá uma palestra com funcionários públicos: “Sentimentos que comunicamos, são emoções que curamos” com o palestrante: Renan Breansini.

Também durante este mês de setembro será realizada a produção de vinhetas sobre o tema, entrevista na Rádio Modelo, será realizada a ornamentação com as cores da campanha em locais públicos e no comércio e também será realizado um concurso de desenho com alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Professora Griseldi Maria Muller.

Conforme a psicóloga da Unidade de Saúde, Carine de Assis, sua prevenção requer a atuação de uma equipe interdisciplinar. “A melhor estratégia diante de um problema é enfrentá-lo com responsabilidade e sensibilidade. A abordagem deve ser realizada mediante uma ampla conscientização da comunidade sobre o suicídio, seus fatores de risco e proteção, além da ampliação e fortalecimento da rede especializada para assistência e pronta intervenção. Deve-se ainda reconhecer que, nas últimas décadas, o suicídio tem sido objeto de debate público, o qual deve ser encorajado e difundido em todos os segmentos da sociedade”, destaca.