Produção/Interpretação

 

 

 

OI, VOCÊS JÁ ME CONHECEM DAS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS, SOU O AVATAR DA PROFESSORA DE PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

ESTA ABA FOI CRIADA PARA TRAZER MATERIAL COMPLEMENTAR A DISCIPLINA. ESSAS ATIVIDADES PODEM SER REALIZADAS NO CADERNO DESTA MATERIA.

VAMOS INICIAR COM ALGUMAS DICAS PARA UMA BOA PRODUÇÃO DE TEXTO.

PARTIU…

 

   

 

 

——————————————————–

—————————————–

———————

ESTÃO PRONTOS PARA MAIS UM MOMENTO DE APRENDIZAGEM?

 

ENTÃO, VENHA COMIGO!

 

Leia o texto abaixo para responder às próximas questões: 

O príncipe desencantado.

O primeiro beijo foi dado por um príncipe numa princesa que estava dormindo, encantada, há cem anos. Assim que foi beijada, ela acordou e começou a falar:

Falsely Perceived Happiness - Richard Cory and Eleanor Rigby

Princesa – Muito obrigada, querido príncipe. Você por acaso é solteiro?

Príncipe – Sim, minha querida princesa.

Princesa – Então, temos que nos casar já! Você me beijou, e foi na boca, afinal de contas não fica bem, não é mesmo?

Príncipe – É … querida princesa.

Princesa – Você tem um castelo, é claro.

Príncipe -Tenho… Princesa.

Princesa – E quantos quartos tem o seu castelo, posso saber?

Príncipe – Trinta e seis.

Princesa – Só? Pequeno, hein! Mas não faz mal, depois a gente faz umas reformas… Deixa eu pensar quantas amas eu vou ter que contratar… Umas quarenta, eu acho que dá!

Príncipe – Tantas assim?

Glitter Graphics graphic | Disney princess wallpaper, Disney princesses and  princes, Disney princess cinderella

Princesa – Ora, meu caro, você não espera que eu vá gastar as minhas unhas varrendo, lavando e passando, não é?

Príncipe – Mas quarenta amas!

Princesa – Ah, eu não quero nem saber. Eu não pedi para ninguém vir aqui me beijar e já vou avisando que quero umas roupas novas, as minhas devem estar fora de moda; afinal, passaram-se cem anos, não é mesmo? E quero uma carruagem de marfim, sapatinhos de cristal e… e… joias, é claro! Eu quero anéis, pulseiras, colares, tiaras, coroas, cetros, pedras preciosas e discos de platina.

Príncipe – Mas eu não sou o rei das Arábias, sou apenas um príncipe…

Princesa – Não me venha com desculpas esfarrapadas! Eu estava aqui dormindo e você veio e me beijou e agora vai querer que eu ande por aí como uma gata borralheira? Não, não e não, e outra vez não e mais uma vez não!

Tanto a princesa falou que o príncipe se arrependeu de ter ido até lá e a beijado. Então, teve uma ideia. Esperou a princesa ficar distraída, se jogou sobre ela e deu outro beijo, bem forte; a princesa caiu imediatamente em sono profundo e dizem que até hoje ela está lá, adormecida. Parece que a notícia se espalhou e os príncipes passam correndo pela frente do castelo onde ela dorme, assobiando e olhando para outro lado.

Flávio de Souza. Príncipe e princesas, sapos e lagartos: histórias modernas de tempos antigos. São Paulo: FTD, 1996. p. 33 e 34.

 

1 – Quais são as personagens da história

 

______________________________________________________________

 

2 – Quais eram as intenções da princesa?

  Prince And Princess GIFs | Tenor 

a)  ( ) Ficar amiga do príncipe e saber se realmente ele é o homem certo para casar.

b) ( ) Conhecer um pouco mais sobre o príncipe.

c) ( ) Saber quais eram os bens que o príncipe tinha para poder usufruir deles, após o casamento.

d)( ) Casar-se com o príncipe e amá-lo pelo resto da vida.

 

3 – Depois de toda a conversa com a princesa, o que o príncipe fez?

Falsely Perceived Happiness - Richard Cory and Eleanor Rigby

 

a) ( )  Explicou que não iria casar-se com a princesa.

b) ( ) Disse à princesa que, para casar-se, as coisas teriam que ser diferentes.

c) ( ) Aceitou casar-se com a princesa imediatamente.

d) ( ) Arrependeu-se de tê-la acordado e a beijou novamente, a fim de que caísse em sono profundo.

 

4 – O que aconteceu logo após o príncipe beijar a princesa?

Gifs animados de Cenicienta y el Príncipe

 

a) ( ) Ela acordou, começou a falar e o agradeceu.

b) ( )  Ela continuou a dormir.

c) ( ) Perguntou quais eram os seus bens.

d) ( ) Ela o pediu em casamento.

 

 5 – Descreva como você imagina o espaço (lugar), no qual esta história se passa. Use sua criatividade.

Crunchyroll - Forum - Descreva você mesmo com uma Imagem ou Gif. - Page 2

FOI MUITO BOM TE VER AQUI!

 

———————————————————-

————————————–

——————

Olá galerinha!!!

HOJE VAMOS APRENDEr SOBRE AS HQS-histórias em quadrinhos

E NA COMPANHIA DE UMA TURMINHA MUITO DIVERTIDA!

Gifs Turma da Mônica Crianças com Fundos Transparentes e Glitter. Gifs da  Mônica com Glitter - CANTINHO ENCANTADO

 

vamos iniciar com vídeo bem legal! 

clique no link para assistir:

 https://youtu.be/aLxkMVqQ4zQ

acena aí, quem gostou?

Mauricio De Sousa Msp Sticker by Turma da Mônica for iOS & Android | GIPHY

 

A TURMA DA MÔNICA NOS PASSOU UMA MENSAGEM MUITO IMPORTANTE NO VÍDEO.

 

QUAL FOI ESSA MENSAGEM?

Cascão Eu Sabia GIF - Eusabia Tefalei Teavisei GIFs

Se você respondeu que a mensagem está ralacionada ao combate ao CORONAVÍRUS para evitar que a doença COVID19 se propague acertou em cheio.


 

Agora observe as imagens abaixo:

Olhar Olhando GIFs | Tenor

 

Vamos resolver esse mistério com uma História em Quadrinhos?

 

 

Crie em seu caderno uma História em Quadrinhos trazendo como

tema: O Mistério do CASCÃO.

Blog do Colégio Evangélico do CEEDUC: Professora Marisa - 4º ano

lembre-se do título e abaixo algumas orientações sobre os balões que podem ser usados.

HISTÓRIAS EM QUADRINHO

APROVEITE ESSE PERÍODO DE PANDEMIA E CHAME AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ PARA AJUDAREM A RESOLVER ESSE MISTÉRIO!

DIVIRTAM-SE

 

 

 

——————————————————-

—————————————

—————— 

 

 

ATIVIDADES E EXERCÍCIOS – 1º AO 5 ANO

 

 

 

1º ANO

 

 

 

A GALINHA DO VIZINHO

 

 

 

 

 

A GALINHA DO VIZINHO

 

BOTA OVO AMARELINHO

 

BOTA UM, BOTA DOIS, BOTA TRÊS,

 

BOTA QUATRO, BOTA CINCO, BOTA SEIS,

 

BOTA SETE, BOTA OITO, BOTA NOVE,

 

BOTA DEZ!

 

 

 

1. AGORA QUE VOCÊ JÁ OUVIU, ESCREVA NO RETÂNGULO ABAIXO A PALAVRA QUE MAIS SE REPETE NOS VERSOS DESSA CANTIGA:

 

 

 

 

 

2. OBSERVE NA CANTIGA, AS PALAVRAS QUE INICIAM COM AS SEGUINTES LETRAS E ESCREVA. EXEMPLO:

 

 

 

B: BOTA

 

 

 

G:__________________

 

 

 

V:__________________

 

 

 

A:__________________

 

 

 

 

 

3. AGORA ESCOLHA DUAS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NA ATIVIDADE ANTERIOR, ELABORE UMA FRASE PARA CADA PALAVRA .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4. EM UMA FOLHA FAÇA UM DESENHO BEM COLORIDO DOS PERSONAGENS DA LETRA DA MÚSICA.

 

 

 

 

 

 

 

 

2º ANO

 

 

1-AGORA, REALIZAREMOS A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO ORALMENTE:

 

a) QUAL É O NOME DA GIRAFA?

 

b) COMO É A GIRAFA GIGI?

 

c) O QUE ELA SABE FAZER?

 

d) ELA É LIGEIRA NA 

 

e) O QUE ELA RETIROU DA TIGELA?

 

AGORA EM SEU CADERNO:

1- ESCOLHA TRÊS PALAVRAS DA HISTÓRIA DA GIRAFA GIGI E FORME FRASES.

UMA FRASE PARA CADA PALAVRA.

 

2- RECORTE DE REVISTAS OU JORNAIS, CINCO PALAVRAS COM GE OU GI 

 

3º ANO

 

A FORMIGA VIRIATA

 

A FORMIGA VIRIATA VIRIATA É UMA FORMIGA FELIZ.

ELA MORA NUM BURACO, ATRÁS DO CANTEIRO DE ALFACE.

ELA ANDA SEMPRE AFOBADA PORQUE FAZ ENTREGA NA FEIRA.

HOJE ELA LEVOU: COUVE, FEIJÃO, FARINHA E FUBÁ.

VIRIATA É ÓTIMA VENDEDORA! 

 

GRAÇA BATITUCI

 

1) AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES. 

A)QUAL É O NOME DA FORMIGA? 

 

B) ONDE ELA MORA? 

 

C)POR QUE VIRIATA ANDA SEMPRE AFOBADA? 

 

D)O QUE VIRIATA ENTREGOU NA FEIRA?

 

 

2) COPIE E COMPLETE AS FRASES: 

A) VIRIATA É UMA _________________________FELIZ. 

B) ELA ANDA SEMPRE ____________________ NA FEIRA. 

C) VIRIATA É UMA ÓTIMA ______________________!  

 

 

4º ANO

 A lebre e a Tartaruga 

 

    Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre, que sorria dos esforços da tartaruga. 

    Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava a correr o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, deitou-se a dormir. 

    Enquanto a lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga se ía aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pôde, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. Não conseguiu. 

    Após a vitória da tartaruga, todos foram festejar com ela, e ninguém falou à lebre. 

 

    Moral – Devagar se vai longe. 

 

Interpretando o texto. 

1) A lebre desafiou a tartaruga por quê? 

 

( ) Ela era mais rápida e ágil. 

( ) Ela era mais inteligente que ela. 

( ) Ela era o maior dos animais da floresta.

 

2) Por que a lebre perdeu a corrida? 

 

3) O que você faria no lugar da tartaruga? 

 

 

4) A tartaruga sabia que não podia vencer a lebre e, mesmo assim, aceitou o desafio.

Por que você acha que ela teve essa atitude? 

 

 

 

 

5) Numere as características de cada personagem. 

1 – TARTARUGA 

2- LEBRE

 

( ) humildade 

( ) esperteza 

( ) rapidez 

( ) persistência 

 ( ) arrogância 

 

6) Pesquise no dicionário ou no google, o significado dos seguintes vocábulos e copie: 

Persistência: _______________________________________________________ 

 

Arrogância: ________________________________________________________ 

 

 5º ANO

AS  ESTRELAS

    Dona Benta continuava com os olhos nas estrelas. Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro.

    — Vovó, Emília está mostrando a língua para mim! 

    Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. Ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha. 

    — Que é, vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada — disse Pedrinho. 

    Dona Benta não pôde deixar de rir-se. Pôs nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou: 

    — Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada? — Só vejo estrelinhas — murmurou o menino. 

    — E acha pouco, meu filho? Você vê uma metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas. É que eles sabem e você não sabe. Eles sabem ler o que está escrito no céu — e você nem desconfia que haja um milhão de coisas escritas no céu…

    — Desconfio sim, vovó, mas fico nisso. Sou muito bobinho ainda.

    — Bobinho como todos os grandes astrônomos na sua idade, meu filho. Os maiores sábios do mundo foram bobinhos como você, quando crianças — mas ficaram sábios com a idade, o estudo e a meditação.

 

Monteiro Lobato

 

Responda de acordo com o texto.

1 – O que Emília fez para incomodar Narizinho?

 

 

2 –  No momento em que olhava as estrelas Dona Benta foi interrompida por:

(   ) Emília

(   ) Narizinho

(   ) Pedrinho

 

 

3 – Identifique o nome do autor da história e escreva abaixo.

 

 

4 – Numere de acordo com os acontecimentos da história.

(  ) Dona Benta disse que os maiores sábios do mundo foram bobinho como Pedrinho quando era criança.

(  ) Pedrinho disse à Dona Benta que era bobinho.

(  ) Dona Benta disse que os astrônomos sabiam ler o que estava escrito no céu.

(  ) Narizinho deu um berro chamando a atenção de Dona Benta.

 

 

5 – Você acha que Dona Benta estava certa em afirmar que se fica sábio com a idade, o estudo e a meditação?