Dados Geográficos

Modelo comemora 60 anos de história em 2021

 

Modelo comemora 60 anos de emancipação politico e administrativo neste dia 30 de dezembro de 2021. Uma história rica e cheia de conquistas feita por muitas pessoas que contribuíram grandemente para o município.

 

A colonização do município de Modelo foi iniciada no ano de 1949, pertencendo na época à área do Velho Chapecó. O impulso inicial foi dado por descendentes do Rio Grande do Sul, que se dedicavam, principalmente, à agricultura. Ainda no ano de 1949 chegava à cidade o primeiro desbravador, João Muxfeldt, que veio explorar as terras juntamente com Osvaldo da Silva Pinto.

 

João Muxfeldt e seu grupo eram originários de Ijuí no Rio Grande do Sul e, por ocasião da vinda para Modelo, fez passagem por São Carlos, ponto de referência para quem viesse do estado gaúcho para aventurar-se nas terras do Oeste. Ao chegar, João Muxfeldt acreditando no desenvolvimento do local que era atraente e promissor ‘batizou’ o local de Modelo, fazendo referência a fazenda de um amigo de Ijuí a qual tinha boas lembranças.

 

Em 1954 com a criação do município de São Carlos, Modelo passou a pertencer ao mesmo. A Colônia começou a prosperar, e em 12 de maio de 1956, pela Lei Municipal nº30 era criado o distrito com a denominação de vila Modelo, subordinado ao município de São Carlos e sendo designado o ex-vereador Leopoldo Miguel Hermes para desempenhar as funções de subprefeito. Por intermédio da lei estadual nº 780 de sete de dezembro de 1961 foi criado o município de Modelo, sendo instalado oficialmente em 30 de dezembro de 1961 com a presença de altas autoridades no Hotel Faixa Branca do Vereador Osvaldo Schlosser.

 

O primeiro prefeito da cidade foi o Tenente Alcides Delaite, nomeado pelo governador de Santa Catarina, Celso Ramos. Já o primeiro pleito eleitoral foi realizado em três de outubro de 1962, ficando eleito Edwin Engelbert Berger para a Prefeitura Municipal, pela extinta UDN, assumindo os destinos do município em 01 de fevereiro de 1963 e governando até 1969, tendo como primeiro presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Léo Kasper.

 

Pela lei estadual nº 5412, de 08-12-1977, foram criados os distritos de Bom Jesus do Oeste, Serra Alta e Sul do Brasil. Durante sua história, desmembraram-se de Modelo os municípios de Serra Alta (26/04/1989), Sul Brasil (26/09/1991) e Bom Jesus do Oeste (19/07/1995). Modelo que possuía área de 363,761km², atualmente, conta com uma área de 92,717 km².

 

 

Segundo estimativa do IBGE, o município de Modelo tem 4.218 habitantes.  

Os limites do município são:

Norte – Bom Jesus do Oeste e Serra Alta

Leste – Sul Brasil e Pinhalzinho

Sul – Pinhalzinho, Saudades e Cunha Porã

Oeste – Maravilha.

Corta o município de norte a sul a rodovia SC-160, que dá acesso a BR-282 e a vizinha cidade de Serra Alta. Também cruza o município o acesso a cidade de Sul Brasil, a SC-467

O solo, orgânico de rocha basáltica é geograficamente acidentado, favorecendo a formação de rios. É altamente fértil, predominando o relevo montanhoso. Boa parte é argiloso de atividade alta, quase sempre pedregoso.

Devido à sua formação montanhosa, formaram-se inúmeros rios e córregos, destacando-se: Rio Saudades, Jundiá, Lageado Timbó, Lajeado Joelho, Juvêncio e Fabiano.

O clima do município classifica-se como mesotérmico úmido, temperatura anual média entre 18°C e 30°C e uma precipitação pluviométrica  de 2.200 mm anuais.

A economia modelense baiseia-se principalmente na agricultura, indústria e pecuária. Destacam-se a indústria moveleira e de confecções, agro-indústrias familiares, criação de aves e suínos, gado de corte e leiteiro.

O Município de Modelo segue em pleno desenvolvimento. Obras estão por todos os cantos. Investimentos público e privado fazendo com que Modelo seja destaque no estado de Santa Catarina.

Modelo é sede da FEPAR – Festa Estadual do Porco Assado no Rolete. Acontece também o Rodeio Crioulo Interestadual, promovido pelo CTG Modelo da Tradição.

 

A todos que aqui vivem e aqueles que por aqui passaram merecem o devido reconhecimento pelo importante papel desempenhado nestes 60 anos de história.

 

Município de Modelo – Cidade do Verde –