Histórico

Em 1949 (06/01/49) um grupo de pessoas lideradas pelo colonizador João Muxfeld, chegou ao local onde foi dado início à colonização do que seria o município de Modelo.

João Muxfeld e seu grupo eram originário de Ijuí (RS), por ocasião da vinda para Modelo, também fizera passagem por São Carlos que era ponto de referência para quem, do Rio Grande do Sul, quisesse aventurar-se nas terras do Oeste.

Aqui chegando, João Muxfeld acreditou no desenvolvimento do lugar, que era atraente e promissor, dando-lhe o nome de Modelo, antevendo que se tornaria atrativo como era atrativa uma fazenda em Ijuí, pertencente a um amigo seu, que levara o mesmo nome e da qual tinha as melhores lembranças.

Com o surgimento do núcleo de habitações o povoado ficou conhecido por Vila Modelo.

Ainda em 1949, foi instalada uma usina hidrelétrica, com 30 HP de potência, que movia um moinho de trigo e uma serraria e ainda fornecia energia para residências.

Os primeiros Colonizadores foram: Ernani Hubner, João Koling, Oswaldo da Silva Pinto, Daniel Zeno Werlang, Isidoro Chapinotti, Valmor Picolli e Hilda Chapinotti.

Durante muitos anos a região recebeu migrantes gaúchos que pra cá vieram atraídos pela fama da fertilidade das terras e também pela divulgação feita pelo representante da Companhia Territeritorial Sul Brasil. sr Manoel Klauk. A Colonizadora  Companhia Territorial Sul Brasil era Concessionária de grande área de terra da região. Foi dela que João Muxfeldt adquiriu algumas colônias para revender. 

Segue abaixo o resumo de algumas datas mais importantes para nosso município.

1950- Construção do primeiro templo da Igreja Católica;

1951- Fundação da Igreja Evangélica do Sínodo Rio Grandense ( IECLB)

1952- Chegada do primeiro Médico, Dr Gerahrd Ludge;

1953- Emancipação de São Carlos que até então distrito de Chapecó. Modelo passa a pertencer à São Carlos; Fundação da Igreja Evangélica Luterana;

1956- Modelo  torna-se Distrito (12/05/1956). Leopoldo Miguel Hermes foi designado sub- Prefeito;

1957- Criado e instalado o cartório de registro Civil de Modelo;

1961- Instalado o Posto do Correio.