Lançamento do Programa Municipal de Controle do Tabagismo “Modelo Sem Tabaco” foi realizado na terça-feira

Na última terça-feira (28) foi realizado o Lançamento do Programa Municipal de Controle do Tabagismo “Modelo Sem Tabaco”. Para a realização deste programa foi necessária uma capacitação da equipe de saúde e também a realização de uma pesquisa no mês de março de 2013 com os tabagistas do município. Com esta pesquisa chegou-se ao número de 274 fumantes declarados, sendo que destes 89 são mulheres e 185 são homens. 

O Programa objetiva atender os dependentes químicos do tabaco em atividades de grupo ou atendimentos individuais com os profissionais de saúde, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e diminuir os riscos de complicações decorrentes do consumo ativo ou passivo do tabaco.  

Da mesma forma o Programa visa prevenir a iniciação do tabagismo por meio de ações educativas nas escolas e comunidade em geral, bem como, apoiar e disseminar a Lei Municipal nº 1928/2010 que proíbe o ato de fumar em ambientes fechados. 

Conforme a enfermeira e coordenadora do Programa Bárbara Geller Baron, o Brasil é o segundo maior produtor e o maior exportador de tabaco em folhas do mundo, e embora as ações desenvolvidas nos Programas de Controle do Tabagismo serem fortes e abrangentes, ainda morrem no país cerca de 200 mil pessoas por ano devido ás consequências do tabagismo. “A iniciação do tabagismo entre crianças e adolescentes está fortemente associada ao fato do cigarro brasileiro ser o sexto mais barato do mundo e devido ao amplo mercado ilegal de cigarros, que hoje responde por cerca de 35% do consumo nacional.O câncer de pulmão é o tipo de câncer que mais mata os homens no Brasil, e a segunda causa de morte por câncer entre as mulheres”, destaca a enfermeira. 

O tratamento das pessoas tabagistas inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, individual ou em grupo e se necessário, terapia medicamentosa.

As enfermeiras Bárbara e Alidiane realizarem a explanação sobre a organização do Grupo de Tabagismo e os dados da pesquisa realizada com os tabagistas do município. 

Os médicos Dr. Paulo e Dr. Mateus apresentaram as conseqüências do tabagismo para a saúde do fumante e população em geral.  

Neste primeiro momento será montado um grupo de 15 tabagistas, que foram entrevistados pela equipe de saúde. Os encontros serão realizados da seguinte maneira: no primeiro mês serão quatro seções, no segundo mês serão duas, quinzenalmente, no terceiro mês será uma seção, no sexto mês e no décimo segundo encontro serão realizadas seções de manutenção.  

Os assuntos que serão abordados nestes encontros serão: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde, os primeiros dias sem fumar, como vencer os obstáculos para ficar sem fumar e quais os benefícios adquiridos após parar de fumar.  

Para fazer parte do Grupo de Tabagismo o paciente deverá procurar os profissionais da Unidade de Saúde e manifestar seu interesse em parar de fumar.             

 Os profissionais da saúde que irão conduzir as atividades com o Grupo de Tabagismo são a enfermeira e Coordenadora do Programa Bárbara Geller Baron; as enfermeiras Alidiane Zamprogna e Elisangela Neu, os médicos Dr. Paulo Camargo e Dr. Mateus Brust, a psicóloga Cláudia Woitexem, o farmacêutico Jackson Michels e a nutricionista Elizandra Paim. 

Estiveram presentes no lançamento o prefeito Ricardo Maldaner, a vice-presidente da Câmara de Vereadores Cecília Rambo Geller, e a secretária de Saúde de Modelo Márcia Teresinha Jacoby.