Desfile Cívico foi realizado no domingo em Modelo

Na manhã do último domingo (07), foi realizado em Modelo o desfile Cívico em comemoração ao dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil.

Diversas entidades participaram do desfile que reuniu centenas de pessoas. Quem abriu o desfile foram as soberanas da 17º FEPAR – Festa Estadual do Porco Assado no Rolete, também participaram da abertura do desfile as soberanas da terceira idade do município, seguidas pelo prefeito Ricardo Maldaner e a primeira-dama Karine, e do vice-prefeito Clóvis Schlosser e a segunda-dama Elis. Ainda participaram deste pelotão os servidores públicos da Administração e da Secretária de Agricultura.

Em seguida, os vereadores do município de Modelo, sendo que a atual legislatura foi instalada, em sessão especial, no dia 1º de janeiro de 2013, sendo composta, atualmente, por nove Vereadores titulares mais 14 suplentes. Sendo que os titulares são: Nadir Nicoli, Cecília Rambo Geller, Erno Michelin, Helio Trevisan, Valdenir Janich, Vilmar Cesco, Selvino Antunes Maciel; Edilce Decker Kegler e Dirceu Silveira.

Escola Especial Mundinho Feliz (APAE de Modelo): há 24 anos vem construindo sua história, prestando seus serviços a pessoa com deficiência e suas famílias nas áreas de assistência social, saúde e educação, facilitando assim o acesso a seus direitos sociais, incentivando sua autonomia e inclusão social.

Centro de Educação Infantil Pequeno Lar: a creche atende hoje 75 crianças com idade entre seis meses à três anos. Sendo que 90% dessas crianças permanecem na creche em período integral, ou seja, 12 horas diárias. 

Jardim De Infância Cantinho Alegre: atende crianças de três à seis anos de idade, sendo que o atendimento é de quatro horas diárias, nos turnos matutino e vespertino. Atende 120 crianças, divididas em 08 turmas. 

Escola Reunida Municipal Professora Griseldi Maria Muller: Atende hoje um total de 290 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de nove anos, nos turnos matutino e vespertino, conta com um quadro de profissionais todos habilitados e especializados na área que atuam.

Departamento de Assistência Social: foi criado pela Lei Municipal Nº 422 do dia seis de agosto do ano de 1975 com o nome de Departamento de Saúde e Bem-Estar Social. Atualmente o departamento executa a Política de Assistência Social no município, a partir da implementação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS;

Centro de Referência de Assistência Social (Cras): foi criado no município de Modelo pela Lei Municipal nº 1961 de 28 de dezembro do ano de 2010; Dentre os diferentes serviços oferecidos no CRAS temos: 

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes (Cultivar): foi criado no ano de 2014, substituindo o antigo PETI, vindo com uma nova metodologia e lógica de trabalho, bem como público atendido. Atualmente atende 124 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade. Funciona na sede e também no Bairro Palmeiras. 

– Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (Viver Melhor): foi criado no ano de 2014; Atende pessoas a partir de 55 anos de idade; Funciona na sede e também no Bairro Palmeiras;

– Serviço de atendimento aos grupos de idosos já organizados: Grupo de Idosos Conviver; Grupo de Idosos Esperança; e Grupo de Idosos Nossa Senhora da Salete: Tem por objetivo promover a convivência social dos idosos e o envelhecimento saudável, bem como fortalecer vínculos familiares e sociais, através de diferentes atividades culturais, recreativas e sociais.

– Projeto Escola De Família: foi criado no ano de 2013. Na etapa de 2014 o projeto está trabalhando com o lema: “Respeite a Vida Diga Não as Drogas”, com o objetivo de prevenir o uso de drogas pelos adolescentes a fim de evitar que os mesmos se tornem futuros usuários. Atualmente atua diretamente com os alunos do 7º ano da Escola Básica Dom Helder Câmara, num total de 68 alunos.

– Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): Os cursos são realizados em parceria com o Instituto Federal Catarinense, Senac, Senai e Sest/Senat. No município de Modelo o programa funciona desde o ano de 2012 e já formou 259 alunos. 

– Programa de Atenção Integral a Família (Paif): Atualmente no município de Modelo funcionam quatro grupos de PAIF sendo: Linha Janguta, Linha Salete, Linha Cedro e Sede, que se encontram mensalmente nas suas respectivas comunidades, para participarem de diferentes atividades como: palestras, artesanato, recreação, passeios de estudo, entre outros. 

– Programa Bolsa Família: é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza. Atualmente no município são 77 famílias beneficiadas com este programa. 

Departamento de Cultura: tem o objetivo de promover e incentivar a participação da comunidade nas atividades artísticas e culturais atende neste ano 116 alunos nos cursos de Violão, Teclado, Sopro, Danças Livres, Patinação, Danças Típicas e Dança para Casais. 

Coral São Pedro da Linha Janguta: iniciou suas atividades há quatro anos, na Linha Janguta neste Município de Modelo. Atualmente é composto por 20 cantores, e tem à sua frente a Regente Vanessa Mundt.

Balizas: Participam dez lindas meninas, que neste ano inovam com a coreografia das fitas. As alunas do Departamento de Cultura utilizam estes instrumentos para ampliar a beleza dos movimentos e da apresentação. 

Banda municipal: neste ano conta com 40 integrantes, onde tem por objetivo principal manter viva a tradição de atuar como ator principal no Desfile de Sete de Setembro em nosso Município. A frente deste grupo de músicos instrumentais está o Professor Eduardo Bruxel, professor no Departamento de Cultura e no Cultivar. 

Departamento de Esportes: atua na organização do esporte e lazer dos Modelenses. Possui escolinhas de base nas modalidades de futsal masculino e feminino, voleibol de iniciação, e tênis de mesa. Realiza competições variadas, sendo: Campeonato de Futsal, Futebol de Campo, Bocha 48, Bocha Rolada, Sinuca entre outras modalidades. 

Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara: a Escola conta atualmente com 400 alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental e Médio, distribuídos nos três turnos. 

Educação de Jovens e Adultos (EJA): atua hoje com 35 alunos nos níveis fundamental e médio, entre 16 e 55 anos de idade, sendo eles oriundos de nossa cidade e também das cidades vizinhas, Serra Alta e Sul Brasil. 

Associação dos Acadêmicos de Modelo (Ascamo): é uma Associação Civil sem fins lucrativos, fundada em 30 de junho de 2002, atualmente é composta por 35 acadêmicos residentes em Modelo e cursando graduação em Instituição de Nível Superior.

Casa Familiar Rural De Modelo: foi implantada em 1995, ofertando o ensino fundamental com Qualificação Agrícola, e a partir do ano de 2009, a CFR de Modelo, obteve a implantação do Ensino Médio Profissionalizante – Técnico em Zootecnia, reconhecido pelo MEC e Secretaria Estadual da Educação de Santa Catarina.
Escola de Inglês: a Way English School surgiu em 02 de Janeiro de 2011, e trabalha com o ensino da Língua Inglesa para Crianças a partir dos 3 anos de idade do ensino público e particular, jovens, universitários, adultos e empresários. 

Secretaria de Saúde: Atualmente a Secretaria de Saúde possui uma equipe multidisciplinar com 38 profissionais, entre eles 02 clínicos geral, 01 ginecologista, 01 ortopedista, 03 Enfermeiras, 01 Técnica de Enfermagem, 02 auxiliar de enfermagem, 10 Agentes Comunitárias de Saúde, 03 Cirurgiões dentista, 01 Farmacêutica, 01 Nutricionista, 01 psicóloga, 01 Fisioterapeuta, 02 auxiliar de consultório dentário, 04 Motoristas, 03 Auxiliar administrativo, 01 fiscal da Vigilância Sanitária e 01 Auxiliar de serviços gerais.

Programa Movimenta Modelo: É um grupo de reeducação alimentar e atividade física. Atualmente, formado por participantes com idades entre 36 à 84 anos. O grupo se reúne duas vezes na semana e realiza caminhadas, exercícios físicos de alongamento, relaxamento e atividades sócio-recreativas, durante uma hora, acompanhados pelo educador físico e a nutricionista.

Associação Comercial e Industrial de Modelo (ACIMO/CDL): iniciou seus trabalhos em 28 de janeiro de 1986, sendo que em 23 de outubro de 2006 foi fundada a Câmara de Dirigentes Lojista – CDL. A atual presidente da acimo é a Mirtes Castamann.

Sociedade de Damas Modelense: foi fundada em 12 de setembro de 1982, conta atualmente com 76 sócias e tem como presidente Clarice Schuh.

Lions Clube, Leo Ômega e Leo Alfha: O Lions Clube de Modelo foi fundado no dia 22 de junho de 1980, seu objetivo é um só: o de servir desinteressadamente a quem precisar. No ano de 1982 foi criado também o Leo Clube, hoje Leo Omega, e que deu aos jovens a oportunidade de desempenhar o serviço voluntário, desenvolvendo varias ações beneficentes no Município. O Leo Junior, hoje Leo Alfha, surgiu em 1996 com toda garra dos jovens voluntários que demonstram união, companheirismo e a preocupação de somente fazer o bem e auxiliar os mais necessitados. Esses três Clubes, hoje estão sob a presidência da Dra. Michelle Daneluz, Presidente do Lions Clube; Cássio Nicolli, Presidente do Leo Omega e Luciano Alberti, presidente do Leo Alpfa.

Associação dos Motoristas de Modelo: iniciou as suas atividades em 29 de Outubro de 2005. Atualmente a Associação em seu quadro social conta com 105 associados, pertencentes aos municípios de Modelo, Serra Alta, Sul Brasil e Bom Jesus do Oeste. No momento a entidade é presidida pelo Senhor Romeu Jacoby. 

Corpo de Bombeiros de Modelo: teve seu inicio na cidade de modelo, no dia 02 de julho de 2003 e este ano completou 11 anos de existência. Anteriormente a esta data os bombeiros comunitários já atuavam há quatro anos. Atualmente, conta com dez bombeiros militares e 11 bombeiros comunitários. Possui convênio com as cidades de Modelo, Sul Brasil, Serra Alta e Bom Jesus do Oeste, através do Fundo de Reequipamentos do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom). 

CTG Modelo da Tradição: foi fundado em 26 de março de 1997, tem como principal atividade o tradicionalismo gaúcho, preservando os valores culturais e familiares, e garantindo a participação de adultos, jovens e crianças em uma sociedade onde os valores éticos e morais são o ponto de equilíbrio e bem estar dos participantes. 

Após o desfile cívico foi realizada uma apresentação da Banda Municipal, e sem seguida foram realizadas algumas apresentações das Escolas do município.