Sala de Situação foi criada em Modelo

Na manhã desta quinta-feira (31) foi criada a Sala de Situação no município de Modelo em virtude do município ser considerado infestado pelo mosquito Aedes aejypti.

Conforme a enfermeira e responsável pela vigilância epidemiológica de Modelo, Alidiane Zamprogha e a responsável pela Vigilância sanitária Andréia Kath, a sala foi criada devido a essa situação, agora é necessário manter a Sala de Situação, que tem por objetivo o envolvimento e atuação de diversos membros da sociedade para o cumprimento das medidas de ação evitando e minimizando os efeitos da Dengue, Chikungunha e Zika. “O município deve realizar ações conjuntas e coordenadas em diversos setores para a eliminação de criadouros do mosquito e reduzir o risco de transmissão de doenças”, destaca.

Até o momento foram identificados em Modelo 62 focos do mosquito transmissor da dengue, 19 casos confirmados de pessoas com a doença e 18 casos estão em investigação.

A primeira estratégia montada para combater o mosquito da dengue será a Força Tarefa – Dia D, que será um mutirão de limpeza e averiguação nas casas na cidade de Modelo, que será realizado no próximo sábado, dia 09 de abril.
O Governo do Estado e o Governo Municipal de Modelo estarão disponibilizando na próxima semana telas de proteção, para que o mosquito não possa depositar seu ovos nas caixas de água, cisternas e ladrões.

Na próxima quinta-feira (07) será realizada uma reunião, as 19h, no auditório da Escola Dom Helder Câmara para a organização do Mutirão.