Saúde modelense é destaque no Previne Brasil
O município de Modelo, através da Secretaria de Saúde, mais uma vez é destaque na avaliação do Programa Previne Brasil, que é uma nova proposta de financiamento para a atenção primária.
Conforme a secretária de Saúde, Giseli da Silva, a Atenção Básica recebeu neste primeiro quadrimestre de 2023 nota 10 nos indicadores de desempenho do Previne Brasil. Modelo também alcançou o 4º lugar no Estado de Santa Catarina e o 32º lugar em nível Nacional.
No Previne Brasil são avaliados sete indicadores de Saúde que são responsáveis pelo cálculo de repasse de recursos na Saúde, sendo eles:
1. Proporção de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas;
2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4. Cobertura do exame citopatologico;
5. Cobertura vacinal de Poliomelite inativada e Pentavalente;
6. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida a cada semestre;
7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.
Giseli explica que esse indicador é aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. “Estamos muito felizes, pois aumentamos a nossa nota na Atenção Básica e também conseguimos boas posições a nível de Estado e Nacional. Esses resultados mostram o excelente trabalho que é realizado pela nossa equipe, que busca sempre além de prestar um bom atendimento à população manter os dados atualizados. Nossa equipe mais uma vez está de parabéns, essa classificação é o resultado do esforço e comprometimento de todos”, finaliza.