10/06/2020
ARTES
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Traços, sons, cores e formas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Reconhecer os elementos básicos da linguagem visual. Conhecer diferentes tipos de linhas. Identificar linhas em obras de arte. Desenvolver a sensibilidade, a expressão e a criatividade através da produção artística, apreciando obras de arte e a experimentação de diferentes técnicas e materiais.
CONTEXTUALIZAÇÃO:
A linha, assim como o ponto, é elemento essencial na composição visual. A linha está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza.
Você sabia que a linha também pode expressar sentimentos e sensações.
Linhas horizontais e verticais são estáveis e seguras.
Observe esta obra de Piet Mondrian, pintor holandês.
Ele usou linhas retas negras, horizontais e verticais para transmitir segurança, estabilidade e solidez.
Conheça mais sobre Piet Mondrian e suas obras, acesse: https://acrilex.com.br/portfolio-item/piet-mondrian/
Observe este trabalho de Van Gogh, pintor holandês pós-impressionista. Ele usou linhas curvas para desenhar a textura do campo de trigo e das plantas, e também para desenhar as montanhas e as nuvens, transmitindo uma sensação de movimento.
Figura 3 : ´´ Campo de trigo e ciprestes´´(1889) de Vincent Van Gogh,
Imagem disponível, na galeria nacional de Londres, Inglaterra, 2003
Conheça mais sobre Piet Mondrian e suas obras, acesse: https://arteref.com/arte-no-mundo/10-das-obras-m ais-famosas-de-van-gogh
DESENVOLVIMENTO:
Agora é a sua vez de criar sua obra usando linhas! Você pode fazer em qualquer suporte, papel, madeira, papelão, tecido, etc… e utilizar o material preferido como tinta guache,
canetinha, cola relevo, caneta colorida. Criar um desenho ou apenas uma obra abstrata.
E não esqueça de mandar uma foto da atividade para o (a) Prô de Artes, tenho certeza que vai ficar lindo!
OLHA SÓ ESTAS IDEIAS:
EDUCAÇÃO FÍSICA
PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
JOGOS DE LUTAS E DE OPOSIÇÃO CORPORAL
Assista o Link:
CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:
Tempos, quantidades, relações e transformações;
Corpo, gestos e movimentos.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:
Promover situações de interações e brincadeiras entre adulto/criança, criança/criança; e criança/objeto, para que interaja com o meio ambiente.
Desenvolver com a criança mini-jogos de oposição: Nessa atividade a criança estará desenvolvendo a atenção, concentração, habilidade de locomoção, força, respeito a regras, estratégia, orientação espacial (dentro, fora, em cima, em baixo, entre outros). Aprendendo de forma descontraída e prazerosa, com muita diversão.
DESENVOLVIMENTO:
A atividade trata-se de um “jogo de oposição”.
São necessários dois integrantes na disputa pela bola. Escolha o lugar que você mais gosta em sua casa, providencie um colchão ou até mesmo um lençol e uma bola. É importante que a família estimule o espírito de participar com respeito e solidariedade onde, vencer ou perder não é o mais importante e sim se divertir, interagir e aprender.
Divirta-se!
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
1º MOMENTO
VAMOS OUVIR A HISTÓRIA DO COELHINHO ZEZÉ?
Assista:
LIVRO: Disponível no “Espaço da Leitura”
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
O Eu, o outro e o nós
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
– Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
– Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita, de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
– Comunicar suas ideias e sentimentos as pessoas e grupos diversos.
DESENVOLVIMENTO:
A “Roda de Conversa”, é uma atividade que acontece diariamente na educação infantil.
Assim como fazemos na escola, podemos ter esse momento com o papai e a mamãe!
Vamos escolher um espaço aconchegante para essa conversa, pode ser no chão com almofadas, no tapete, ou em qualquer espaço da casa apropriado e confortável. Após assistir ao vídeo da história, você papai e mamãe pode conversar com a criança, propondo diferentes questionamentos referente a história, por exemplo: Como se chama o coelhinho da história? Onde ele morava? Sua casa ficava perto do que? O que ele gostava de observar? E de espiar? Porque o coelhinho estava preocupado? O que Zezé estava procurando? Quais os outros animais amigos do coelhinho que aparecem na história? Você lembra o nome deles? Se você fosse um dos animais da história qual você seria? E se você fosse o coelhinho? Qual parte da história você mais gostou? Essas são sugestões, mas você pode criar diversos questionamentos para interagir nessa “roda de conversa”. Deixem que a criança se expresse por meio da linguagem oral de forma espontânea. Você pode também pedir que a criança reconte a história que ouviu, deixando-a contar conforme sua compreensão.
Registre esse momento com fotos e compartilhe!
2º MOMENTO
VAMOS BRINCAR DE: “O QUE É?
Vamos recordar a história do coelhinho Zezé? Na história os sentidos do coelhinho Zezé “despertaram”, vamos despertar nossos sentidos brincando?
Papai e mamãe vão vendar seus olhos e através de outros sentidos do corpo você terá que adivinhar o que é. Vocês pais podem utilizar os materiais que tiver em casa para essa brincadeira:
PRONTOS PARA COMEÇAR?
- Para o olfato (cheiro): Sabonete, flores, perfume, vinagre, etc…
- Para o paladar (sabor): Limão, chocolate, pitada de sal, entre outros alimentos…
- Para o Tato (toque com as mãos ou os pés): bola, calçados, utensílios, brinquedos, massinha, etc…
LEMBRANDO QUE OS OLHOS DA CRIANÇA DEVEM ESTAR VENDADOS, PARA AGUÇAR OS SENTIDOS. ELA VAI ADIVINHAR O QUE É, COMPARTILHEM VIDEOS OU FOTOS DESSA BRINCADEIRA, E DIVIRTAM-SE!
04 A 22 DE MAIO
EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ-ESCOLA
CAMPO DE EXPERIÊNCIAS:
– Espaços,tempos, quantidades, relações e transformações;
– Corpo, gestos e movimentos.
Objetivos de Aprendizagens e Desenvolvimento:
– Promover situações de interações e brincadeiras entre adulto/criança, criança/criança; e criança/objeto, para que interaja com o meio ambiente.
– Planejar atividades para que as crianças possam compreender a linguagem matemática como fator inserido na vida.
– Desenvolver com a criança brincadeiras de lateralidade, deslocamento, percepção espacial (em cima, embaixo, atrás, frente, alto, baixo, direita, esquerda, etc).
LINKS PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
JOGO DA AMARELINHA
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=tPxEjqTctC0
DESENVOLVIMENTO: Escolha um local bem legal. Construa uma amarelinha com: (barbante, papelão, o quadrado do piso, giz de cera no chão, carvão para desenhar, riscar no pátio da casa, desenhar no plástico entre outros). Após a amarelinha ficar pronta, hora de se divertir, faça um registro no seu celular e compartilhe!
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:
– Escuta, fala, pensamento e imaginação.
– Recontar histórias ouvidas e planejar roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
LINKS PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
A margarida friorenta
Assista: https://youtu.be/F0PsX8PMtvM
DESENVOLVIMENTO: Reserve um espaço calmo e vamos usar a imaginação. Utilize um prato de papelão ou recorte um círculo em um papelão e solicite à criança para desenhar o que mais gostou na história. Agora peça para ela recontar para você. Registre esse momento.
O Livro A Margarida Friorenta, também está disponível no espaço de leitura na plataforma!
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Traços, cores, sons e formas. Objetivos de Aprendizagens e Desenvolvimento Promover encontros entre crianças e artistas que desenvolvem as mais diversas linguagens, para que possam interagir com a arte (pintura, modelagem, colagem, areia, fotografia e música).
LINKS PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
Acesse:http://www.museudainfancia.unesc.net/
DESENVOLVIMENTO: Vamos resgatar a memória? Escolha com a criança fotos de alguns acontecimento, se não tem fotos impressas poderão fazer os momentos por meio de desenho ou imagens de revista. Agora, tudo pronto? Então mãos à obra! Prepare um espaço para expor as imagens selecionadas (colar em um espaço da parede, pendurar em um barbante com grampos, colar a imagem no balão suspenso…) e fotografe a construção da criação artística.
Exposição da Infância Paz II
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: Traços, sons, cores e formas. Objetivos de Aprendizagens e Desenvolvimento: Explorar os sons produzidos pelo próprio corpo, envolvendo melodia e ritmo, através de palmas, estalos de língua, bater os pés, respiração, canto entre outros.
LINKS PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
Assista: https://www.youtube.com/watch?v=k0j0tk0Br9c
DESENVOLVIMENTO: A Investigação da Criança com seus Sons Corporais, suas palmas e pés e a descoberta sonora, somada a atividades cheias de criação, imaginação e coordenação, levam a novas descobertas. A Proposta é simples para brincar com seu filho(a): a primeira experiência será 2 sons: bater mãos nas pernas e palmas. A segunda experiência será acrescentar mais 2 sons: Mãos nas pernas, mãos no peito, palmas e estalo de língua.
GOSTOU? NA PRÓXIMA TEM MAIS DIVERSÃO!
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA: O eu, o outro e nós.
Objetivos de Aprendizagens e Desenvolvimento: Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
PARA CRIANÇAS PEQUENAS: PRÉ I e II
DESENVOLVIMENTO: Essa atividade poderá ser realizada em um local apropriado, de acordo com a disponibilidade da sua casa, onde a criança possa se sentir bem a vontade. Convide a criança a participar e perceber as mudanças que irão acontecendo no lugar. Estenda a toalha grande de piquenique no chão e prepare um espaço confortável em volta dela (use tapetes, toalhas de mesa, colchonetes ou almofadas). Coloque a cesta (travessa, bandeja…) de piquenique no meio da toalha, já com as frutas e outros lanchinhos de sua disponibilidade.
AGORA APROVEITE O MOMENTO COM SEU PIMPOLHO E FAÇA UM LINDO REGISTRO!
Sugestões de atividades on-line para serem desenvolvidas no período de quarentena para crianças de 4 e 5 anos, como atividades escolares não presenciais.
LISTA DE SITES COM ATIVIDADES EDUCATIVAS E PEDAGÓGICAS
|
|
SITE |
LINK |
JOGOS DA ESCOLA Jogos educativos separados por categorias como: colorir, ciências, associar e relacionar, memória, números etc.
|
|
LUDICAS Site com atividades sobre problemas de lógica, passatempos, palavras e colorir.
|
|
SMART-KIDS Atividades divididas por faixa etária e série escolar, para imprimir e fazer em casa, além de jogos educativos.
|
|
ESCOLA GAMES Jogos educativos divididos por nível de dificuldade e categorias temáticas.
|
|
NOSSO CLUBINHO Site com jogos, brincadeiras, atividades para imprimir e histórias para fazer em casa.
|
|
ATIVIDADES EDUCATIVAS Jogos e atividades divididos por categorias e série escolar.
|
|
TREM ENCANTADO Site com sugestões de jogos, passatempos, dicas de confecções com sucatas, músicas entre outros.
|
|
CANTINHO DA CRIANÇA Há menu de acesso para atividades de alfabetização, projetos e atividades didáticas para imprimir, brincadeiras, cantigas infantis, moldes diversos, desenhos para colorir e várias histórias infantis.
|
|
IGUINHO Site com centenas de jogos interativos e recursos multimídia que os pais e professores podem utilizar.
|
|
ESCOLA KIDS Atividades pedagógicas desenvolvidas por área de conhecimento.
|
|
NAVEGAMUNDO Site interativo com histórias infantis para ouvir.
|
|
MISTURA DE ALEGRIA Blog com centenas de atividades para alunos das séries iniciais de alfabetização e educação infantil.
|
|
HVIRTUA Jogos e atividades educativas.
|
|
SITE DE DICAS Site com dicas de jogos educativos divididos por categorias.
|
|
COKITOS Jogos e atividades educativas.
|
|
POKI Site com jogos e atividades divididos por categorias.
|
|
JOGOS GRÁTIS PARA CRIANÇAS Jogos simples e fáceis para crianças com objetivos educativos de aprendizagem.
|
|
GAMES EDUCATIVOS Site com jogos e atividades educativas separados por área de conhecimento.
|
|
A CORUJA BOO Jogos, atividades e vídeos educativos de fácil compreensão.
|
|
JOGOS 360 Site com jogos e atividade educativos divididos por categorias.
|
Arquivos