Comitiva modelense esteve reunida com secretário de Estado da Agricultura

O prefeito em exercício do município de Modelo César Meurer, juntamente com o secretário de Agricultura Aerton Valmorbida, membros do Conselho de Agricultura, presidente da Câmara de Vereadores Márcia Jacoby e demais vereadores e o presidente do Sintraf Mateus Ogliari, estiveram em Sul Brasil na manhã desta quinta-feira (27) onde estiveram reunidos com o secretário de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural, Altair Silva, para debater ações de combate à estiagem e ações para amenizar os prejuízos econômicos ocasionados.

Na oportunidade o secretário destacou os programas disponíveis aos agricultores que sofreram perdas devido à estiagem. Um dos programas é o “Reconstrói SC”, que é administrado pela Epagri e voltado para os pequenos agricultores, o programa prevê o acesso a até R$ 10 mil, com prazo de cinco anos para pagamento sem juros e 50% de desconto para os pagamentos em dia.

Outras ações também foram anunciadas como o programa de conservação das fontes, onde são quase R$ 150 milhões disponíveis para que os produtores possam construir reservatórios, caixas d’água, cisternas, açudes, e que possam ter reserva de água na propriedade. Esse programa tem cinco anos para pagar, sem juros, com 50% de desconto.

O secretário Altair Silva também anunciou o programa de recuperação e preservação de fontes, com o plantio de árvores nativas. Nesse programa o produtor recebe R$ 30 mil, tem cinco anos para pagar e pagando em dia ele terá 75% de desconto.

O prefeito em exercício César Meurer fez uso da palavra no encontro e colocou que é necessário que as ações aconteçam para resolver a falta de água que os municípios estão enfrentando neste período de estiagem. “Precisamos de ações concretas, projetos e programas para que nossos agricultores possam armazenar água em suas propriedades rurais, bem como também na cidade”, enfatizou.