Educação Física

10/06/2020

5º ANO

Bom dia Pessoal, vamos deixar os jogos de tabuleiro de lado e vamos nos movimentar um pouco? 

      Uma dos assuntos curriculares para o 5° ano é lutas. Hoje existem várias modalidades sendo elas olímpicas ou não, cada uma com suas regras objetivos e origens diferentes. 

     A aula de hoje visa maneira segura a gente brincar de luta. Nesta aula vamos trabalhar o deslocamento e agilidade muito importante nas lutas. Esta atividade só pode ser feita entre duas pessoas. Convide alguém para fazer com você! 

      Começaremos com um alongamento:

 

 

 

 

 

Parte Prática: 

 

      Para brincar de Briga de Galo, precisamos de pelo menos dois participantes. Dentro de um círculo, de pelo menos 3 metros de diâmetro, eles deverão ficar frente a frente com os olhos fechados/vendados, enquanto alguém, por trás deles, prende com durex um pedaço de papel nas costas de ambos. Então os participantes abrem os olhos e começam a brincadeira. Nenhum dos dois pode sair de dentro do círculo, quem sair perde. O objetivo é tentar descobrir qual a cor do tecido do outro sem usar as mãos que devem ficar posicionadas nas costas. Ganha quem acertar o que esta escrito no papel, atrás do adversário primeiro. 

 

Dicas do Professor: 

Dica 1: Use temas diversos previamente estabelecido com seu adversário na brincadeira. Por exemplo, números, cores, objetos, cidades, o resultado de uma adição ou subtração, animais, etc. 

Dica 2: Quanto maior a área (círculo ou quadrado) que eles tiverem para explorar, mais mobilidade eles terão para tentar alcançar o objetivo da brincadeira. O mínimo necessário são 3 metros de diâmetro (3 passos largos aproximadamente), menor que isso já prejudica um pouco a atividade. 

Dica 3: Aos poucos vá acrescentando regras para dificultar ou facilitar as atividades (use sua criatividade), por exemplo: pode usar uma das mãos, ficar num pé só, amarrar os pés para que fiquem juntos. 

 

Link da atividadehttps://www.youtube.com/watch?v=pqdGH0IYbcA

4º ANO 

Alongamento

 

Então agora, alongue-se de maneira suave os braços, as pernas e o tronco.

 

 

Pular corda

 

Chegou a hora do aquecimento, pule 15 vezes. Repita 3 vezes.

 

Observação: Caso não tenha corda para pular, pode ser usado também: fios grossos, barbante forte, usem a criatividade! Os saltos poderão ser feitos sem a corda.

 

HORA DA BRINCADEIRA!

 

Chicotinho Queimado

 

Também é conhecida como chicote queimado a brincadeira em que uma criança (ou adulto) esconde um objeto qualquer e este deverá ser procurado pelas outras pessoas. Cada vez que alguém se aproxima do lugar onde o objeto está escondido, a pessoa que o escondeu diz: “Está quase quente!”, ou “Está quente!”, ou “Está fervendo!”.

 

Registre no caderno:

1) O que sentiu quando estava fazendo a atividade física de alongamento?

 

2) Quantas vezes você conseguiu pular a corda?

 

3) Conte quantas vezes você achou o chicotinho queimado?

 

 

3º ANO 

Olá, criançada! Que tal esta semana balançar nosso esqueleto? 

A Dança na escola é muito importante, pois é vista como um instrumento de socialização para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A Dança, sendo uma experiência corporal, possibilitará aos alunos novas formas de expressão e comunicação, levando-os a descoberta da sua linguagem corporal, que contribuirá para o processo ensino-aprendizagem. Sendo assim, peça para alguém acessar o link a seguir e vamos dançar: 

 

https://www.youtube.com/watch?v=ilkk2hVajZQ

 

Então, gostaram de dançar? Espero que sim… 

 

Agora, mãos à obra. Pegue uma folha, copie e responda as seguintes perguntas:

1)Você gosta de dançar? Por quê? 

2)O que você sentiu enquanto estava dançando? 

3)Agora, faça um desenho bem bonito do momento em que você estava realizando a atividade de dança:

 

 

Não esqueça de colocar a data da atividade e seu nome! 

 

Também peça para alguém registrar através de fotos ou vídeos, e se possível, enviar esse registro para o seu professor. 

Ah, e você pode também convidar sua família para dançar!

 

 

2º ANO

RESGATANDO BRINCADEIRAS ANTIGAS

   EXISTE UMA GRANDE QUANTIDADE DE JOGOS E BRINCADEIRAS POPULARES CONHECIDAS, QUE FIZERAM E QUE AINDA FAZEM A ALEGRIA DE MUITAS CRIANÇAS. OS JOGOS E BRINCADEIRAS PROPICIAM O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO, O ESPÍRITO DE COLABORAÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E AJUDA A CRIANÇA A COMPREENDER MELHOR O MUNDO. 

VAMOS JOGAR E BRINCAR? 

ESCREVA EM SEU CADERNO TRÊS (03) TIPOS DE BRINQUEDOS OU BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE SEUS PAIS COSTUMAVAM BRINCAR QUANDO CRIANÇA.

1) __________________________________ 

2) __________________________________ 

3) __________________________________ 

HORA DE REALIZAR AS BRINCADEIRAS COM SEUS PAIS OU ALGUM FAMILIAR. 

RELATAR EM SEU CADERNO COMO FOI A EXPERIÊNCIA DE REALIZAR ESSAS BRINCADEIRAS COM SEUS FAMILIARES E QUAL DESSAS BRINCADEIRAS VOCÊ MAIS GOSTOU?

QUEM TIVER OPORTUNIDADE PODE REGISTRAR COM FOTOS ESSA EXPERIÊNCIA COM A FAMÍLIA. 

 

1º ANO

 

OLÁ AMIGUINHOS! HOJE VAMOS BRINCAR DE CABRA- CEGA.

 

MATERIAIS: VENDA PARA OS OLHOS.

 

PROCEDIMENTO: CONVIDE ALGUMAS PESSOAS PARA REALIZAR A ATIVIDADE COM VOCÊ. UMA PESSOA DEVERÁ ESTAR COM OS OLHOS VENDADOS. OS DEMAIS GIRAM ESSA PESSOA QUE ESTÁ COM OS OLHOS VENDADOS A FIM DE QUE ELE PERCA A REFERÊNCIA ESPACIAL. DEPOIS, TODOS SE ESPALHAM PELA ÁREA DA BRINCADEIRA ENQUANTO A “CABRA CEGA” É SOLTA PARA TENTAR CAPTURAR ALGUÉM E ADIVINHAR QUEM É. SE ACERTAR, A PESSOA CAPTURADA PASSA A SER A “CABRA-CEGA”. SE ERRAR, CONTINUA SENDO O PEGADOR.

 

CUIDADOS: LIMITE BEM O ESPAÇO DE JOGO, RETIRE OBSTÁCULOS PARA QUE A PESSOA VENDADA NÃO SE MACHUQUE.

 

RESPONDER NO CADERNO AS SEGUINTES PERGUNTAS:

1. DATA DESTA ATIVIDADE:

2. LOCAL QUE REALIZOU A ATIVIDADE:

3. QUANTAS PESSOAS BRINCARAM COM VOCÊ?

4. QUEM BRINCOU COM VOCÊ?

5. QUEM INICIOU COMO “CABRA-CEGA”?

 

 

AMARELINHA

VOCÊ JÁ DEVE TER BRINCADO DE AMARELINHA OU CONHECE ALGUÉM QUE SABE OU JÁ BRINCOU.

A BRINCADEIRA É CONHECIDA TAMBÉM COMO SAPATA, MACACA, ACADEMIA, JOGO DA PEDRINHA E PULA-MACACO, E CONSTITUI-SE, BASICAMENTE, EM UM DIAGRAMA RISCADO NO CHÃO, QUE DEVE SER PERCORRIDO, SEGUINDO-SE ALGUMAS REGRAS PREESTABELECIDAS.

O VÍDEO A SEGUIR TEM UMA MANEIRA CLARA E DIVERTIDA DE COMO APRENDER A JOGAR AMARELINHA.

https://youtu.be/XyKyYlmVRT0

TIPOS DE AMARELINHA:

 

 

 

AGORA VOCÊ ESCOLHE A QUE MAIS GOSTOU, PEDE AJUDA PARA UM ADULTO RISCAR ELA NO CHÃO PARA VOCÊ (NA AREIA, NO PISO COM GIZ, NA CALÇADA COM UM TIJOLO) E É SÓ SE DIVERTIR!

 

24/04 A 30/05

É BRINCANDO QUE A CRINÇA APRENDE.

https://youtu.be/Fj_GFtYc8-c

https://youtu.be/8e3MBmvAv0k

https://youtu.be/–dR9F_IOWY

https://youtu.be/CL4LqKzU9Sk