Limpeza dos rios foi realizada no último sábado

Com o lema “Chegou a nossa vez de fazer o rio feliz”, em parceria com as entidades do município de Modelo foi realizada a limpeza dos rios no último sábado (20), participando do Dia Regional de Limpeza dos Rios, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional de Maravilha.

O lixo foi recolhido as margens e dentro dos rios, sendo que foi dado um destino correto ao material. Foram limpados os rios Saudades, Timbó e Jundiá, e os Lajeados Fabiano, Joelho, Cedrilho e Pedra Furada.

As entidades que participaram da limpeza foram as seguintes: E.E.B. Dom Helder Câmara; Aspumo; CTG; Acimo e Escola de Artes; Ascamo; Leo e Lions Clube; Master; Veteranos; Matungos; Associação dos Motoristas e os Bombeiros.

Os rios do interior ficaram a cargo dos conselheiros da agricultura e contaram com a colaboração das comunidades.Ao final da limpeza, foram recolhidos diversos tipos de material, como móveis velhos, ferros de construção, agrotóxicos, bandejas de isopor,  latas, vidros, garrafas pet, plásticos, partes de veículos automotivos, entre outros, somando a quantidade mais de 2,5 toneladas de lixo, sendo uma quantidade maior que a do ano passado.

A secretária de Agricultura, Márcia Rüdiger, explica que também foi realizada a limpeza as margens do asfalto da SC 160, onde também foi recolhido uma grande quantidade de lixo. O lixo recolhido agora vai passar por uma seleção no pátio da prefeitura e depois será destinado ao aterro da Linha Juvêncio em Saudades.

Na segunda-feira (22) o lixo recolhido foi colocado em uma caçamba, e a secretária de Agricultura foi até as escolas do município para mostrar a quantidade de lixo recolhido, onde falou sobre a conscientização de não jogar lixo no chão, que de uma forma ou de outra ele vai para nos rios.

Márcia sugere que se reúnam as lideranças do município para se analisar a situação e tomar algumas providências junto ao Ministério Público no sentido de melhor a situação. “Esperamos que a população se conscientize em colaborar, evitando jogar lixo nos rios e nas ruas, e que denuncie o despejo de lixo por outras pessoas ou empresas”, coloca.

Além disso, agradece o empenho da população e das entidades nessa mobilização da limpeza, bem como pessoas que auxiliaram voluntariamente como as crianças Pietro e Enzo, que ajudaram e no final da limpeza comentaram: “Será que as pessoas não sabem que existem lixeiras? Não é legal colocar o lixo no chão, a natureza e os peixinhos sofrem”.