Projeto Piloto “O Futuro em Movimento” encerra as atividades do primeiro grupo

Na última quinta-feira (20) foi realizado o encerramento das atividades do primeiro grupo de crianças do Projeto Piloto “O Futuro em Movimento”. Grupo de reeducação alimentar, apoio psicológico e atividade física para as crianças com sobrepeso ou obesidade e seus familiares.

 

As coordenadoras do projeto, nutricionista Elizandra Paim e a psicóloga Kerly Montiel, realizam a apresentação dos resultados alcançados. O projeto piloto teve duração de dois meses, sendo oito encontros, tendo 20 crianças participando das atividades e avaliações.

 

Foram desenvolvidas as seguintes atividades com as crianças:

 

– Avaliação nutricional de todos os participantes no primeiro dia e no último dia de atividades;

 

– Arquivo fotográfico (antes e depois);

 

– Verificação de Pressão Arterial;

 

– Prescrição alimentar individualizada de plano alimentar;

 

– Acompanhamento psicológico individualizado e em grupo;

 

– Realização de atividade física, uma vez na semana, acompanhadas pelo educador físico Fabricio Eberardt;

 

– Realização de  dinâmica do Buffet, confecção de  pirâmide alimentar, vídeos alimentação saudável, trabalho sobre lanches escolares, jogo da memória saudável, bingo dos alimentos, dinâmicas de grupo, atividades de auto-estima, baixa-estima,  níveis de stress e ansiedade, dicas  de higiene pessoal; trabalho sobre Bullying, dança circular infantil e ditado da sabedoria;

 

– Solicitação de exames laboratoriais, como: hemograma, glicemia, colesterol total e triglicerídeos;

 

– Palestras e reuniões educativas para os pais;

 

– Lanche Saudável: Barra de cereal, bolo de cereais integrais,  frutas e  salada de frutas;

 

 

Os resultados alcançados com o projeto foram:

 

– dez crianças reduziram peso (uma perdeu 6kg, uma perdeu 4kg, duas perderam 1,5 kg, duas perderam 1kg, quatro perderam 500 gramas, totalizando 17 kg.

– oito crianças permaneceram com o mesmo peso;

– duas crianças aumentaram de peso.

 

Conforme a nutricionista Elizandra houve uma melhora no padrão de consumo alimentar, com aumento no consumo de alimentos saudáveis e diminuição de alimentos de alto teor energético; diminuição de hábitos sedentários pela realização diária de atividade física; e o papel  fundamental da família que participou e incentivaram seus filhos.

 

No próximo ano os participantes terão encontros de manutenção com as profissionais coordenadoras e as atividades físicas também terão continuidade.

 

A coordenação do projeto agradece a todas as crianças pela participação e empenho nas atividades e seus familiares, que foram fundamentais para alcançar estes resultados.