Projeto “O Futuro em Movimento” inicia segundo grupo

Na última quinta-feira (28) foi realizado um encontro de apresentação das atividades do segundo grupo de crianças do Projeto “O Futuro em Movimento”. Grupo de reeducação alimentar, apoio psicológico e atividade física para as crianças com sobrepeso ou obesidade e seus familiares. O programa é coordenado pela nutricionista Elizandra Paim e pela psicóloga Kerli Montiel, da Unidade de Saúde.

Este projeto foi elaborado após um diagnóstico nutricional, que identificou o aumento da incidência dos casos de risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade, entre os alunos das Escolas Municipais. Estes agravos são fatores de risco para diversas doenças como, hipertensão, diabetes, dislipidemias. E pode desenvolver diversos fatores emocionais.

Conforme a nutricionista e coordenadora do projeto Elizandra Paim, através disso, verificou-se a necessidade de criar este projeto com os escolares com diagnóstico de risco de sobrepeso, sobrepeso ou obesidade infantil os quais serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar com o intuito de trabalhar a reeducação alimentar, aspectos psicológicos e atividade física, como forma de apoio as crianças e familiares, com orientação nutricional, incentivo aos hábitos de vida saudáveis e a prática regular e orientada de atividade física, promovendo melhor qualidade de vida.

A Equipe do Programa de Saúde na Escola (PSE) avaliou em fevereiro deste ano, 239 alunos das escolas municipais. Com idade entre 6 á 12 anos. Após, análise dos dados da avaliação nutricional, verificou-se:

Turno matutino: 79 crianças com peso normal, 12 com magreza, 4 com obesidade, 13 com sobrepeso e 21 crianças com risco de sobrepeso.

Turno vespertino: 69 crianças com peso normal, 6 com magreza, 6 com obesidade, 14 com sobrepeso e 15 crianças com risco de sobrepeso.

Após análise dos dados, cada criança recebeu um Folder, contendo orientações nutricionais e o resultado de sua avaliação. O público-alvo do projeto são os alunos das escolas municipais do 1° ao 5º ano, tendo diagnóstico de risco de sobrepeso, sobrepeso ou  obesidade, estas crianças formarão o segundo grupo.

O Projeto piloto terá no máximo 21 participantes com duração de dois meses, sendo oito encontros, que serão realizados todas as quintas-feiras às 8h na sala de reuniões da Unidade de Saúde. Será realizado um encontro por semana com a nutricionista, psicóloga, educador físico e equipe multiprofissional.