19ª FEPAR: sucesso de gastronomia e público

Novamente Modelo é destaque regional e estadual através da 19ª FEPAR – Festa Estadual do Porco Assado no Rolete, que neste ano teve uma programação especial, sendo mais uma vez sucesso de gastronomia e público, reunindo mais de oito mil pessoas.

A 19ª FEPAR foi coordenada pelos membros da Comissão Central Organizadora, através do vice-prefeito Aldecir Bolis, Márcia Rüdiguer e Marinês Zanini, com auxilio do prefeito Ricardo Maldaner e Adilson Braun. E contou com a colaboração de onze entidades do município que não mediram esforços para que a festa fosse um sucesso, sendo Acimo, Aspumo, Lions Clube, Leo Clube, Casa Familiar Rural, Motoristas, Matungos, Hospital de Modelo, Veteranos, Master e Bombeiros em parceria com o Município de Modelo e Câmara de Vereadores. Juntamente com o envolvimento de todos os servidores públicos municipais.

A programação da 19ª FEPAR iniciou já na última quinta-feira, dia 30 de novembro, com a realização do 6º Seminário Leiteiro e 3ª Mostra da Bezerra. O mesmo foi realizado na propriedade da Família Zeizer, na Linha Janguta. O seminário teve palestra sobre a Criação e Manejo de animais jovens, com o médico veterinário Lincon Medeiros. Durante o seminário também foi tratado sobre o Compost Barn, onde a Família Zeizer falou sobre o antes e o depois da propriedade Zeizer com o Compost Barn. E para finalizar o seminário foi realizada a visitação aos animais da propriedade.

Na sexta-feira, dia 1º de dezembro, foi realizado o Show Sertanejo Nacional com Pedro Paulo e Alex, no Parque da Fepar, reunindo mais de três mil pessoas.

No sábado, dia 02 de dezembro, teve inicio a Feira da Indústria e Comércio de Modelo, que aconteceu também no domingo, dia 03 dezembro, reunindo 25 expositores.

Também no sábado, foi realizado o 2º Encontro Impacto Moto Clube na Praça São Cristóvão. O evento reuniu mais de 600 motocicletas e contou com show de rock.

E no domingo, dia 03 de dezembro, o grande dia da Festa, a abertura do parque aconteceu às 9h com distribuição de chopp; às 11h foi realizada a abertura oficial da festa com a presença de diversas autoridades, entre eles deputados estaduais e federais, o secretário de Estado da Agricultura e da PescaMoacir Sopelsa.

Ao meio dia foi servido o prato principal, porco assado no rolete. E na parte da tarde iniciaram os shows com as bandas e duplas da região, Diego e Xavier, Tonny e Francisco, Cavalo e Viola, João Henrique e Daniel, e em seguida o show com Roni e Ricardo.

Neste ano a tradicional rifa da Fepar teve R$ 50 mil em prêmios, sendo que parte do lucro será destinado, como nos anos anteriores, ao Hospital de Modelo. O valor da cartela era de R$ 15,00 com quatro números.

Os ganhadores foram os seguintes:
1º prêmio: R$ 25 mil – Noedi Maria Siebauer de Modelo;
2º prêmio: R$ 10 mil – Academia Saúde Total de Pinhalzinho;
3º prêmio: R$ 5 mil – Mesa 29 – Banco do Brasil de Modelo;
4º prêmio: R$ 3 mil – Arthur Schin Benhe;
5º prêmio: R$ 2 mil – Mesa 67 – Trilheiros de Serra Alta;
6º prêmio: R$ 1 mil – Zilda Schilinkwein de Modelo;

7º prêmio: R$ 1 mil – Eclair Antonii de Maravilha;

8º prêmio: R$ 1 mil – Mesa 67 – Trilheiros de Serra Alta;

9º prêmio: R$ 1 mil – Sônia Dalavequia de Pinhalzinho;

10º prêmio: R$ 1 mil – Amália Currileti  de Concórdia.

Para a realização da 19ª FEPAR o município de Modelo teve um Convênio Nº 1813/2017 do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Agência de Desenvolvimento Regional de Maravilha no valor de R$ 30 mil e contrapartida do Município de Modelo de R$ 13.097,26.