Cras de Modelo enfatiza Campanha do Janeiro Branco
As profissionais do CRAS do Município de Modelo, sendo a educadora social Daniela Werlang e a psicóloga Patricia Machado estão enfatizando neste mês a importância da Campanha alusiva ao Janeiro Branco, uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a sua saúde mental.
O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções. Isso quer dizer, conseguir lidar tanto com sentimentos positivos, como alegria, amor e coragem, e os negativos, como tristeza, ciúmes e frustrações.
Conforme as profissionais, é importante começar a refletir sobre a necessidade de conhecer melhor as emoções e prevenir o adoecimento mental. Algumas medidas simples podem ajudar nesse aspecto: Ser otimista; manter o bom humor; reconhecer o próprio valor e manter a autoconfiança e a autoestima; ter sonhos, planos e metas para o futuro; estabelecer relações familiares, sociais e de trabalho saudáveis; além de praticar atividades físicas, manter uma alimentação equilibrada e sono adequado.
Daniela e Patricia destacam a importância de procurar ajuda quando a pessoa não está conseguindo equilibrar as situações do dia a dia sozinha, devendo procurar um psicólogo ou profissional de saúde capacitado. Aceitar as falhas e limitações é o primeiro passo para identificar que algo pode ser melhorado, por que cuidar da mente é cuidar bem da vida.