Associação de Piscicultores poderá ser criada em Modelo

No início do mês de maio foi realizada uma reunião com representantes do Ministério da Pesca e piscicultores do município de Modelo. Na oportunidade estiveram presentes o superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura na região oeste de Santa Catarina, Paulo Lauxen, e o presidente da Associação Catarinense de Piscicultores (ACAQ), Antônio Mello.

Na palestra foram tratados assuntos sobre a situação atual da piscicultura no mundo, no Brasil e em Santa Catarina. Também foram relatados alguns Programas de nível Federal que podem ser acessados pelos municípios, o Plano Safra de Pesca e Aquicultura e principalmente foi tratado da possibilidade de se formar uma Associação Municipal de Piscicultores com o intuito de unir e organizar os produtores de peixe no sentido de comprarem e venderem a produção, bem como obterem recursos para o melhor desenvolvimento da atividade de pesca no município de Modelo.

Na Linha Santa Rosa, o produtor Jucimar Albani tem na piscicultura a fonte de renda para sua família. Ele, juntamente com sua família, trabalha no Abatedouro de Peixes Albani.

Jucimar coloca que está nesta atividade há 14 anos, e que da venda de peixe em peixe a produção aumentou, e foi construído um abatedouro há 12 anos, que possui inspeção Municipal e Estadual.

Além da produção própria a família Albani compra peixe de piscicultores de Modelo, Sul Brasil, Maravilha, Cunha Porã, Pinhalzinho e Tigrinhos para abater.

Conforme Jucimar, a criação da Associação de Piscicultores é importante para o município, e para agregar mais valor a atividade, aumentando assim a procura e venda do produto.

Para a secretária da Agricultura, Márcia Rüdiger, atualmente a piscicultura vem se destacando no município de Modelo como mais uma fonte de agregação de renda nas propriedades familiares. “O município de Modelo é privilegiado com um abatedouro com inspeção estadual, que atende não só nosso município, mas uma abrangência regional,” destaca.

Na opinião da secretária Márcia a criação de uma associação é positiva. “Vejo a criação de uma associação de forma muito positiva, pois todas as ações conjuntas conseguem um resultado mais positivo, pois demonstram organização e força”, coloca.