Doação de sangue será realizada no dia 28 de maio

A pandemia de Covid-19 tem causado queda nas doações de sangue em todo o país. Em Santa Catarina, conforme o Hemosc, houve uma redução de cerca de 15% a 20% nas doações em 2020, pelo medo das pessoas em se contaminarem com a doença nos hemocentros. As unidades regionais têm conseguido manter os estoques, mas a oscilação no número de doadores diários preocupa.

Segundo a coordenadora de captação do Hemosc Chapecó, Eliana Ribicki, os estoques mais reduzidos são dos sangues A+, A-, O+ e O-, pois são os mais comuns entre a população. Por isso, há maior demanda por eles. Entre essas tipagens, o estoque de sangue O- é o que está em nível mais baixo, em situação de alerta.

A Secretaria de Saúde de Modelo realizará o transporte de pessoas que tenham interesse em estar fazendo a doação de sangue para o Hemosc de Chapecó na próxima sexta-feira, dia 28 de maio.

Os interessados devem entrar em contato com sua Agente de Saúde. A doação será na parte da tarde, com saída as 11h30 da Unidade de Saúde.

Lembramos que devem aguardar para doar sangue quem:
– Fez tatuagem, micropigmentação, maquiagem definitiva e piercing nos últimos 6 meses.
– Realizou exame de endoscopia ou colonoscopia nos últimos 6 meses.
– Caso tenha tomado alguma vacina nos últimos 30 dias, entre em contato para avaliação.
– A vacina da gripe (Influenza ou H1N1), 48 horas;
– Vacina Covid-19: Vírus inativado (CORONAVAC/Sinovac/Butantan) = 48 horas após cada dose. Vetor viral não replicante (AstraZeneca-Oxford/Fiocruz e Pfizer/Biontech) e quando aprovadas Jansen e Sputnik V = 7 dias após cada dose.
– Teve contato com alguém que foi diagnosticado com Covid nos últimos 14 dias.
– Estiver com sintomas gripais.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde.