Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza capacitação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Modelo estará realizando uma capacitação sobre o Protocolo Integrado de Atendimento á Criança e Adolescente Vítima e Testemunha de Violência nesta sexta-feira, dia 09 de julho, no auditório da Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara.

Conforme a assistente social Loraci Bellaver, umas das responsáveis por este Protocolo, essa capacitação é mais uma etapa do processo de cumprimento da Lei nº 13.431, de 04 de abril de 2017, que constitui-se num dos mais recentes mecanismos destinados a coibir a violência contra crianças e adolescentes que prevê a elaboração e aplicação do Protocolo Integrado de Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítima e Testemunha de Violência.

A construção deste Protocolo no município de Modelo teve início no ano de 2020 quando foram realizadas as primeiras etapas de capacitação e elaboração do documento.

O Processo de implantação e implementação do Protocolo de Integrado de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima e Testemunha de Violência é articulado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. “Ressaltamos a importância da integração e da qualificação de políticas, programas, equipamentos e serviços voltados para o atendimento a crianças e adolescentes, que deverão trabalhar de forma coordenada – política de saúde, assistência social, educação e demais órgãos que compõe o Sistema de Garantia de Direitos, sendo assim sua correta utilização depende do esforço conjunto de todas as políticas públicas”, destaca Loraci.

Na sexta-feira (09) no período matutino, das 8h às 11h30, a capacitação será para os profissionais da Educação do município, quando serão abordados assuntos como a Revelação Espontânea, Escuta Especializada, Fluxos e Protocolos de Atendimento a Criança e ao Adolescente Vítima de Violência.

E no período vespertino, das 13h30 às 17h, a capacitação será para as pessoas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, sendo que será abordado o mesmo tema.

A palestrante será Roselaine Camatti, que é Assistente Social, CRESS/SC 2694 12ª Região, formada pela Unoesc/Unochapecó em 2001, Pós Graduada em Atendimento Integral a Família pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais na Unochapecó, Graduanda de Direito/Unoesc.

Conforme a coordenadora de Assistência Social, Eliana Lorenz, no evento serão seguidas todas as orientações e medidas de segurança propostas pelo Ministério da Saúde de prevenção e combate ao Coronavírus, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.