IBGE prorroga inscrições para interessados em trabalhar no Censo 2022 em SC

O IBGE prorrogou as inscrições do processo seletivo para trabalhar no Censo 2022. O concurso, que possui mais de 7 mil vagas em Santa Catarina, ficará com inscrições abertas até o dia 21 de janeiro. Aqui na região são 61 vagas para os municípios de Modelo, Cunha Porã, Bom Jesus do Oeste, Iraceminha, Maravilha, São Miguel da Boa Vista, Serra Alta e Tigrinhos.

Durante as inscrições para recenseadores, agentes censitários supervisor (ACS) e municipal (ACM), os candidatos deverão escolher a área de trabalho. A taxa para participar da seleção varia de R$ 57,50 a R$ 60,50, dependendo do cargo.

A prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022 e podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A remuneração para Agente Censitário Municipal é de R$ 2.100,00 mais auxílio alimentação e de Agente Censitário Supervisor é de R$ 1.700,00 mais auxílio alimentação. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.

Já os recenseadores serão remunerados por produtividade, por isso o IBGE preparou um simulador online, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais.