ENCCEJA 2022 está com inscrições abertas

Iniciou nesta terça-feira, dia 24, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) 2022. As inscrições ficarão abertas até o dia 4 de junho.
 
O exame é direcionado para estudantes que não concluíram os estudos no ensino fundamental e médio em idade apropriada e desejam obter o certificado de conclusão.
 
Para se inscrever, o estudante precisa ter, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
 
As provas do ENCCEJA 2022 serão aplicadas no dia 28 de agosto, um domingo, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Os participantes responderão quatro provas objetivas e uma prova de redação.
 
As disciplinas mudam de acordo com o nível de ensino (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas. A redação é aplicada à tarde.
 
Para quem deseja realizar a inscrição, basta seguir o passo a passo abaixo:
 
Passo 1: acesse o site oficial do Encceja, na plataforma Inep;
 
Passo 2: Na área de inscrição, informe seu CPF e sua data de nascimento;
 
Passo 3: Em seguida, preencha o formulário com todos os dados solicitados;
 
Passo 4: Você precisa de atendimento personalizado no dia da Prova? Caso a resposta seja sim, informe no formulário;
 
Passo 5: Informar o tipo de diploma que você deseja, ou seja, se você quer se formar no ensino fundamental ou médio.
 
Passo 6: Responda as questões socioeconômicas;
 
Passo 7: Informe um telefone e e-mail para contato;
 
Passo 8: Por fim, basta criar a sua senha de acesso e você já estará inscrito no Encceja. Para ter mais informações acesse o site oficial Encceja, na plataforma do INEP e clique em “Página do Participante”.