Workshop do Programa Novos Rurais foi realizado

Na última sexta-feira (13), a Casa Familiar Rural (CFR) de Modelo esteve realizando o I Workshop do Programa Novos Rurais. Este programa proposto pelo Instituto Souza Cruz com parceria com a Arcafar Sul, tem como objetivo principal desenvolver a diversificação das atividades nas propriedades dos jovens e no meio rural, melhorando a qualidade de vida dos mesmos.

No decorrer do desenvolvimento deste projeto os alunos tiveram a oportunidade de entender o contexto da transformação da área rural no Brasil e principalmente na região oeste catarinense. Foi possível encaixar este programa com o projeto profissional de vida do jovem, o qual é uma das ferramentas da pedagogia da alternância, onde o jovem descreve seu projeto a ser desenvolvido na propriedade visando a sucessão familiar.

Para a equipe da CFR de Modelo é importante que o jovem que frequenta a escola, possa se orgulhar de estar se preparando para a sucessão da empresa dos pais. O mundo precisa de pessoas mais simples e transparentes, heróis de verdade são aqueles que trabalham para realizar seus projetos de vida e não para impressionar os outros. São pessoas que sabem pedir desculpas e admitir seus erros. 

Ao chegar ao final desta etapa do Programa Novos Rurais, os projetos desenvolvidos pelos jovens com o apoio da CFR,(os selecionados e os não selecionados) aumentaram ou vão aumentar, quando finalizados, a renda das famílias beneficiadas. Esses jovens demonstraram que para obter o sucesso e a felicidade não precisa trabalhar numa multinacional e muito menos comprar um carro importado, pois os mesmos preservaram suas raízes de origem, organizando a capacidade de planejamento e da gestão da propriedade, contribuindo desta forma, para a permanência da família no campo.

Durante as três etapas em que o programa foi desenvolvido buscou-se indicar que a implantação de um projeto para um jovem rural empreendedor depende, não apenas da parte técnica, mas também da inserção que ele terá na unidade familiar de produção, na localidade, no município e no território em que vive. Ao mesmo tempo, foi apontado para a necessidade de se pensar o espaço rural de forma mais atualizada e menos setorial (visto apenas como agricultura), o que aponta para empreendimentos e ocupações rurais não agrícolas. Da mesma forma, indicaram-se as abordagens da sustentabilidade e da multifuncionalidade, indispensáveis ou incontornáveis nos dias de hoje, como geradoras de oportunidades.

De acordo com professor Roberto Fornazier, este projeto vem a contribuir não apenas com o jovem, mas com a educação no meio rural, fazendo com que se desenvolva a capacidade de liderança e iniciativa nas atividades desenvolvidas na propriedade e na comunidade em que residem.

A equipe da Casa Familiar Rural de Modelo agradece todos que compareceram no evento, e parabenizam todos os alunos contemplados e não contemplados que se esforçaram ao máximo para execução do projeto: Alessandra Caroline Secco, Cleiton Panis, Diego Lucatelli, Géssica Pulter, Leonardo Menegotto, Ronaldo Luis Canalli de Oliveira e Uriqui Gemelli.