Modelo terá extensionistas do Projeto Rondon

Alunos do Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), estarão participando da Operação Grande Oeste, entre 23 de julho e 2 de agosto, em 18 municípios das secretarias de Desenvolvimento Regional de Maravilha e Palmitos. E o município de Modelo estará acolhendo 20 estudantes.

A abertura ocorrerá no dia 23 de julho, às 19h, no Clube Mocrepal, em Palmitos, e em seguida as equipes se deslocarão para as demais cidades envolvidas.

Além de alunos e servidores da Udesc, participarão integrantes de quatro instituições parceiras: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); universidades federais da Fronteira Sul (UFFS) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSP); e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Por meio de oficinas e atividades lúdicas, as equipes da operação interagirão com a população local para buscar soluções e promover ações em educação, saúde, ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.

A Operação Grande Oeste será a sétima a ser realizada pelo NER, que foi criado em 2010 e já promoveu atividades em diferentes regiões catarinenses, envolvendo mil extensionistas e atendendo quase 90 mil pessoas em 50 cidades de Santa Catarina, seis do Paraná e uma da Argentina.

A última operação foi feita em fevereiro, em oito municípios catarinenses do Planalto Norte e quatro paranaenses, e atendeu quase 30 mil pessoas, principalmente crianças, adolescentes e idosos.