Município dispensa obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 para matrícula escolar

O prefeito de Modelo, Dirceu Silveira, assinou nesta segunda-feira (05) um decreto que dispensa a obrigatoriedade de apresentação de atestado de vacinação com a indicação da aplicação da vacina contra a Covid-19, dentre as vacinas obrigatórias à criança ou adolescente, no ato da matrícula ou rematrícula, bem como para a frequência nos estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, localizados no Município de Modelo. O decreto nº 047/2024 dá aos pais e responsáveis a escolha pela imunização do aluno.

Segundo o prefeito, nenhum estudante, seja de instituição pública ou privada, terá prejuízo para as matrículas e rematrículas e a decisão flexibiliza a opção pela vacinação. Para os pais que desejarem imunizar seus filhos, a vacina está disponível na Unidade Básica de Saúde do município.

Vale ressaltar que a recomendação do Ministério da Saúde prioriza também os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.