Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial foi realizado em Modelo

A Secretaria de Saúde de Modelo realizou na última sexta-feira (26) na Praça Central ações relacionadas ao “Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial”.

Conforme a coordenadora da ação, a enfermeira Bárbara Geller Baron, a campanha com o tema “Eu sou 12 por 8” teve o objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios de manter a pressão arterial em níveis adequados e sobre os riscos da hipertensão. “A pressão alta não controlada é a principal causa do acidente vascular encefálico e do infarto do miocárdio, doenças estas, que mais ocasionam óbitos no Brasil”, coloca.

Segundo a enfermeira Bárbara, “a partir da avaliação realizada a equipe irá agendar retorno com a nutricionista para os participantes que apresentaram sobrepeso e obesidade. Os participantes com alterações na pressão arterial ou glicemia, serão chamados para avaliação médica e de enfermagem, a fim de diagnosticar possível hipertensão ou diabetes”.

No final da tarde, foi realizada uma caminhada simbólica com os profissionais da saúde, integrantes do Grupo Movimenta Modelo e população em geral para demonstrar a importância da atividade física para o controle da hipertensão.

Para Bárbara o objetivo foi alcançado. “A ação foi um sucesso, atingindo as expectativas e objetivos da equipe, sendo realizadas 185 verificação de pressão arterial, 181 glicemia capilar e 111 avaliações nutricional”, destaca a enfermeira.