Programa Saúde na Escola foi lançado na última quarta-feira

Com foco às ações voltadas para estudantes da Educação Básica, gestores, profissionais de educação e saúde, comunidade escolar, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi lançado na noite de quarta-feira (07) em Modelo o Programa Saúde na Escola (PSE).

O programa visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população atendida, a partir da elaboração de uma metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, jovens e adultos da rede pública de ensino.

O Público Alvo desse projeto são os Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, direção, professores, estagiários e serventes das escolas: Escola Reunida Municipal Professora Griseldi Maria Müller, CEI Pequeno Lar, Cantinho Alegre, PETI, Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara, EJA (Educação de Jovens e Adultos), e Casa Familiar Rural de Modelo.

Estiveram pressentes no lançamento o prefeito Ricardo Maldaner; secretária de Saúde, Márcia Jacoby; secretário de Educação Adilson Braun; presidente da Câmara de Vereadores Cecília Rambo Geller; a coordenadora da educação Infantil – Lovani Baron; a diretora da Escola Municipal Griseldi Maria Muller, Jucane Frandoloso e a diretora da Escola Estadual Dom Helder Câmara, JoaniWickert; bem como a coordenadora do Programa, enfermeira Alidiane Zamprogna, a equipe da Unidade de Saúde e a equipe escolar.

Os demais profissionais da equipe de saúde que também farão parte do projeto Programa Saúde na Escola, são: enfermeira Bárbara Milena Geller Baron, fisioterapeuta Alexandra Schosser, nutricionista Elizandra Paim; auxiliares de enfermagem Delina Scatolin e Jacinta Rauber, auxiliar de consultório dentário Lurdes Centa, e os agentes comunitários de saúde: Márcia, Salete, Elisete, Silvana, Rosalene, Elisandra, Altair, Marledi, Cleonice e Maria Clenir.

Na noite a psicóloga Daniela do Amaral, deu as boas vindas a todos com uma mensagem aos presentes. A enfermeira Alidiane realizou a explanação sobre o que é, e como será organizado o programa. E os médicos Dr. Paulo e Dr. Mateus apresentarem uma palestra sobre o tema: Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).