Moçambicano visita Casa Familiar Rural em busca de novas experiências

Na última segunda-feira (05) esteve visitando o município de Modelo o moçambicano Emilio Bernardo Chuquela. Emilio é representante do Movimento das Casas Familiares Rurais de Mocambique e veio para o Brasil em busca de uma troca de experiências  com o os fazedores das casas familiares de Brasil, pelo país ter uma vasta experiência sobre este tipo de pedagogia.

Emilio é membro da Equipe Pedagógica Nacional de Moçambique, e tinha as seguintes tarefas, aqui em Santa Catarina:

1- Acompanhamento, de sensibilização e supervisão das Casas Familiares Rurais de Moçambique;

2- Organização das formações dos monitores das Casas Familiares de Moçambique;

3- Articulação com o governo ao nível do ministério de Educação e a direção nacional do ensino técnico para o reconhecimento da pedagogia de alternância e pagamento de salários aos Monitores;

4- Apoio na organização e formação das associações das Casas Familiares Rurais em matérias de liderança e gestão de projetos.

Conformo Emilio as Casas Familiares de Santa Catarina estão num bom caminho. “A meu ver é preciso manter uma equipe de monitores que permanece e se identifica com a formação por alternância. Mas o trabalho é bonito e a satisfação das famílias visitadas por mim reflete esse valioso trabalho que as casas estão a desenvolver juntamente com a secretaria de Agricultura e Educação.