Modelo decreta situação de emergência

Na tarde desta quarta-feira (12) foi realizada uma reunião com os membros da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) do município de Modelo.  O objetivo desta reunião foi o de avaliar os efeitos e danos causados pela estiagem que vem ocorrendo na região desde o mês de janeiro de dois mil e quatorze até a presente data, afetando principalmente as lavouras de soja, feijão, milho, pastagens, leite e demais culturas, igualmente ressaltou-se a escassez de água para abastecimento humano e animal que é enfrentado tanto na zona rural quanto urbana do município.

A reunião foi presidida pela presidente da COMPDEC, Márcia Wendling Rüdiger, que solicitou aos presentes uma análise da situação econômica e de abastecimento de água, devido a estiagem que persiste no município. Os membros informaram que as conseqüências econômicas para o município são elevadas e está se agravando dia após dia  devido a falta de chuvas e o excesso de calor sentido nos últimos meses e mesmo chovendo nos próximos dias, são irreversíveis, tendo prejuízos consideráveis. As perdas irreversíveis foram analisadas em todas as culturas, e constam em laudos técnicos.

Outro grande problema enfrentado é o abastecimento de água tanto no interior como na área urbana, devido principalmente a diminuição de água nos poços artesianos e fontes naturais e também nos depósitos e fontes naturais. Há uma grande demanda junto a Secretaria de Agricultura para a construção de depósitos de água, fontes e transporte de água até as propriedades.

No perímetro urbano há grande demanda de abastecimento de água com transporte para casas nos bairros, onde há deficiência de abastecimento pela rede da Casan, que enfrenta a diminuição gradativa de água para abastecimento de suas redes públicas. A tendência, persistindo esta situação, é se agravar.

O COMDEC optou por decretar a situação de emergência por 90 dias no município de Modelo, pois mesmo que normalize nos próximos dias, os efeitos da estiagem persistirão.

Conforme o Sargento do Corpo de Bombeiros do município Vilmar Kreuzberger, a grande dificuldade enfrentada por esta corporação devida a deficiência de estrutura dos bombeiros no que se refere a falta de um veículo, carro pipa, para poder também auxiliar a municipalidade no transporte de água. Atualmente a corporação conta com somente um caminhão tanque, mas já de um modelo muito antigo que não tem nenhuma agilidade de locomoção em caso de desastres (incêndios) e também para o transporte de água para consumo humano.

Na reunião também foi comentado sobre a II Conferencia Intermunicipal da Defesa Civil, que será realizada no dia 27 de fevereiro, no município de Maravilha, foram repassados aos presentes maiores detalhes sobre o evento e ficou definida a participação das seguintes pessoas, representando o município de Modelo: Marisete Floss, Elmo Rucks, Sargento Vilmar Kreuzberg, Helio Biling, Marcelo Basso, Jorge Varnier, Marcia Rudiger, e Clovis Schlosser, solicitou-se também que haja a participação de um representante do Conselho Municipal da Agricultura e alunos da Casa Familiar Rural, o que será definido nos próximos dias.