Novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, já residiu em Modelo

O produtor de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, Neri Geller, tomou posse na última segunda-feira (17), como novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no lugar de Antonio Andrade.

Neri Geller esteve à frente da Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa) desde janeiro do ano passado, período no qual participou ativamente da elaboração do Plano Agrícola e Pecuário 2013/14, considerado um dos mais abrangentes já lançados pelo governo federal.

Agricultor e empresário, o gaúcho natural do município de Selbach, Rio Grande do Sul, Neri Geller está na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, desde 1984. Lá desenvolve atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade.

Também tem empresa no setor de combustíveis e foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Mato Grosso (Aprosoja), além de deputado federal em 2007 e 2011. Exerceu, ainda, mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).

Antes de assumir a pasta da Agricultura, esteve à frente da Secretaria de Política Agrícola do Ministério desde janeiro do ano passado, quando participou ativamente da elaboração do atual Plano Agrícola e Pecuário e trabalhou na aprovação da liberação de variedades de soja transgênica por parte da China.

Geller ainda esteve à frente de medidas de apoio aos produtores, em 2013, como dos lançamentos de Contratos de Opção de Venda de milho (quando foram adquiridos 2,08 milhões de toneladas pelo governo) e leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), com comercialização de 8,8 milhões de toneladas do cereal.

Neri Geller, filho de Edvino Geller e Theresinha Geller, também residiu na cidade de Modelo, Santa Catarina,  em sua infância. Conforme o primo de Neri, Valdir Geller que hoje reside na Linha Zimermann, Bom Jesus do Oeste, o novo ministro residiu na comunidade de Linha Vista Alegre, antigamente pertencia ao município de Modelo e hoje faz parte do município de Bom Jesus do Oeste. Residiu nesta localidade por volta de 1970 até 1984 quando foi para Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

Na Linha Zimermann trabalhava como agricultor, plantava milho, soja, fumo, feijão, tinha vacas de leite e criava porcos.

Segundo o primo do novo ministro, Valdir Geller, Neri era muito querido com todos e se dava bem com seus vizinhos e amigos. “Me sinto orgulhoso em saber  que uma pessoa simples como o Neri chegou ao posto mais alto da agricultura brasileira”, destaca Valdir.

O pai de Neri, Edvino Geller exerceu o cargo de vereador também no município  de Modelo.