Conselho de Desenvolvimento Regional de Maravilha realiza última reunião de 2015

O município de Modelo recebeu, na manhã de sexta-feira, 27, a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Maravilha de 2015. O encontro trouxe aos presentes a atualização de dados e últimas informações sobre Brucelose na região. O tema foi abordado pelo médico veterinário da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Fábio Pereira.

O médico veterinário explicou que a CIDASC está desenvolvendo o Projeto Piloto de Erradicação da Brucelose na Administração Regional da CIDASC em Chapecó, que abrange 31 municípios da região, entre eles os pertencentes às SDR Maravilha. O projeto está sendo desenvolvido com apoio financeiro do Programa SC Rural.

Durante a palestra foram apresentados os resultados gerais do projeto. Além disso, o médico veterinário explicou que a brucelose é considerada uma zoonose, ou seja, é transmitida do animal para o homem e acomete animais mamíferos preferencialmente bovinos.

“Quando entra na propriedade o primeiro sinal da doença é o aborto geralmente no terço final da gestação. Porém nem todo aborto é ocasionado pela brucelose, mas toda situação precisa ser investigada. Nas gestações seguintes dos animais infectados as chances de abortamento vão diminuindo, podendo inclusive não mais ocorrer, embora o animal continue eliminando a bactéria e atuando como fonte constante de contaminação”, explica.

O principal meio de introdução da brucelose num rebanho sadio é pela aquisição de bovinos infectados. Segundo Pereira dentro da propriedade a transmissão se dá no contato entre os animais e no momento do parto com contato com o feto abortado e placenta contaminada.

“Para realizar a prevenção da doença é imprescindível que seja realizado exames de sangue periodicamente no rebanho, recomenda-se um exame de 6 meses em 6 meses. E ao adquirir novos animais os produtores devem ter cuidados com a compra, solicitando exames dos animais a serem adquiridos”, frisa Pereira.

O médico veterinário ressaltou a importância do engajamento de todos os municípios na prevenção para evitar o contágio e a propagação da doença e destacou que o abate sanitário do rebanho é a única forma de eliminar os focos de brucelose.

Capacitação de jovens rurais

Logo após a palestra o gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Mircon Frühauf, apresentou um vídeo sobre o projeto de capacitação de jovens rurais, com foco em liderança, gestão e empreendedorismo, o curso de “Gestão, liderança e empreendedorismo”.

O curso faz parte do Programa SC Rural, que é um dos incentivos no Governo do Estado de Santa Catarina para manter os Jovens Rurais no campo, e é ministrado por eixo temático: humano, econômico, ambiental, técnico, temas transversais e inclusão digital. Ministrado em esquema de alternância entre teoria e prática o curso varia de oito a 10 semanas.

Segundo Frühauf a formação pretende tornar os jovens protagonistas do desenvolvimento sustentável com cidadania no campo promovendo liderança, empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços.

Projetos

Na reunião, os municípios puderam apresentar as suas demandas e solicitações nas áreas de Infraestrutura, Saúde, Agricultura e Esporte/Cultura que foram aprovadas pelo conselho, e posteriormente serão encaminhadas para os órgãos competentes que analisarão a sua viabilidade.