DENGUE: Modelo realiza dedetização em bocas de lobo

Na última semana o primeiro caso de dengue no município de Modelo foi confirmado pela secretária de Saúde, Márcia Jacoby. Segundo a secretária, uma mulher de Modelo contraiu a dengue fora do município, fez o tratamento e passa bem.

O mosquito Aedes Aegypti pode transmitir a Dengue, Chikungunya e Zika vírus. Estas doenças pode se manifestar através de febre alta, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo e coceira na pele.

Conforme a secretária de Saúde, Márcia Jacoby, no município de Modelo foram encontrados três focos do mosquito, nos bairros Floresta e Laranjeiras. Estes focos e os domicílios próximos estão sendo vistoriados periodicamente pela equipe de Combate a Dengue, com a finalidade de evitar a disseminação do mosquito para outros locais da cidade.

Além disso, estão sendo investigados quatro pacientes com suspeita de Dengue, os quais aguardam resultado de exames laboratoriais para confirmação do caso.

Na última sexta-feira (22) foi desenvolvido um trabalho especial para combater o mosquito transmissor da dengue. Uma empresa especializada em dedetização foi contratada pelo município e faz a chamada operação boca de lobo, para eliminar larvas do mosquito da dengue e outros insetos existentes nas galerias pluviais e bocas de lobo. O trabalho de dedetização também foi realizado no cemitério e nos prédios públicos da cidade.

Conforme o responsável pela empresa Dedetizadora Catarinense, Eduardo Grassi, foi realizada a fumigação em bocas de lobo dutos cemitério unidades escolares unidades de saúde para combater o foco e o mosquito da dengue e outros insetos voadores e rasteiros. Quem tiver interesse em contratar o serviço de dedetização em residências pode entrar em contato com a empresa pelo telefone (49) 88393536.

A Secretaria de Saúde de Modelo alerta a toda a população para que intensifiquem a vistoria de suas residências, através das seguintes medidas de prevenção:
– evitar utensílios que acumulam água; 
– manter as lixeiras tampadas;
– lavar com escova potes de comida e água dos animais;
– recolher e destinar adequadamente os lixos e entulhos; 
– manter as calhas desentupidas e limpas;
– remover a água da bandeja externa da geladeira;
– não guardar água da chuva para consumo ;