Ampliação da vacina para Meninos contra HPV e vacina contra Meningite C

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em 2017, amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papiloma vírus humano (HPV) para meninos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer pelo papiloma vírus, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

A população alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo masculino na faixa etária entre 12 e 13 anos de idade no ano da introdução da vacina (2017).
Também para essa mesma faixa etária será realizada a vacina contra Meningite C, e readequar o calendário de vacinação dos adolescentes.

Em 2017 serão vacinados os meninos de 12 e 13 anos; em 2018 serão vacinados os meninos de 11 e 12 anos; em 2019 serão vacinados os meninos de 10 e 11 anos e em 2020 serão vacinados os meninos de 9 e 10 anos.

Conforme a enfermeira e responsável pela vigilância epidemiológica Alidiane Zamprogna a vacina confere proteção contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). É segura e está aprovada em 133 países. Destes, 70 possuem indicação para uso no público masculino. Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá já introduziram em programas nacionais de imunização. Serão seis milhões de doses com investimento de R$ 288,4 milhões em 2017.

A vacinação será nos dias 13 a 17de fevereiro na Unidade Básica de Saúde (UBS) em datas já agendadas e acordadas com a escola Estadual. Pedimos que todas as adolescentes tragam consigo a carteirinha de vacinação, documento de identidade e cartão SUS para poder fazer sua vacina.

Também poderão ser vacinadas as meninas de 14 anos que não receber a vacina HPV ou seja, Meninas que chegaram aos 14 anos sem completar as duas doses da vacina contra HPV podem se vacinar.