Prefeito participa de reunião do Conselho Político da FECAM

Na última terça-feira (09) o prefeito de Modelo Ricardo Maldaner esteve em Florianópolis participando da 4ª Reunião do Conselho Político da Federação Catarinense de Municípios – FECAM.

A reunião comandada pela presidente Adeliana Dal Pont, foi marcada pela discussão de medidas para reduzir a judicialização da saúde e sobre a atuação institucional da entidade. Prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado e executivos das Associações de Municípios participaram do encontro no edifício sede da FECAM, em Florianópolis.

Entre os principais assuntos debatidos estão o pagamento da cota parte do ICMS do Fundo Social devido pelo Governo do Estados aos municípios e a importância de participação dos catarinenses na 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM.

Adeliana relatou que na segunda-feira, 8, esteve reunida com o secretário de Estado da Fazenda, Antônio Gavazzoni, para discutir o calendário de pagamento da dívida estadual com as administrações municipais. “Estamos discutindo com a Fazenda os números apresentados pela FECAM e no mês de junho começará o pagamento em 36 vezes”, destacou.

A presidente da FECAM aproveitou a presença de vários prefeitos e prefeitas para reforçar a relevância da ida a Brasília na próxima semana. “A Marcha é um momento importante para mostrarmos a força do municipalismo brasileiro e as necessidades dos municípios”, evidenciou.

A promotora de justiça Caroline Cabral Zonta, coordenadora-adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público Estadual (MP-SC) abriu a reunião e falou sobre a preocupação com a concessão de medicamentos via judicial. Ela apresentou o Sistema da Comissão Multidisciplinar de Apoio Judicial (Siscomaj), que trata da assistência farmacêutica estadual. Segundo Caroline, há uma negociação para que em breve os municípios tenham acesso ao sistema, atualmente utilizado pelo MP/SC, TJ/SC e Defensoria Pública para consultar a lista de medicamentos pedidos na justiça.

Ainda em Florianópolis, o prefeito Ricardo aproveitou para visitar alguns deputados como Mauro de Nadal (PMDB) e Valdir Cobalchini (PMDB), para visualizar a questão dos recursos do FUNDAM. Também visitou o Departamento de Transportes e Terminais (Deter), onde conversou com o presidente Fúlvio Brasil Rosar Neto, sobre a possibilidade de instalação de pontos de ônibus na cidade de Modelo.

(Fonte: FECAM)