Reunião com o Conselho de Agricultura foi realizada nesta terça-feira

Na tarde da última terça-feira (15) foi realizada uma reunião extraordinária do Conselho de Agricultura de Modelo, para tratar de assuntos ligados a agricultura do município. Estiveram presentes o prefeito Ricardo Maldaner, a secretária de Agricultura Márcia Rudiger e o agrônomo Jorge Varnier.

Inicialmente falou sobre o movimento agropecuários econômico de Modelo, a representante da Amerios, Lovete de Assis.

O prefeito Ricardo Maldaner falou aos conselheiros sobre a implantação da patrulha agrícola da Linha Janguta, sobre o funcionamento desse grupo e que o município disponibilizará dois mil litros de óleo disel para o inicio.  Maldaner destaca que atualmente a prefeitura possui muitas máquinas velhas, em forma de sucata que não servem mais para serem usadas.

Outro assunto comentado pelo prefeito foi o bônus que está sendo implantado no município e que este bônus poderá ser trocado por horas máquinas ou por produtos destacados pela prefeitura.

Na sequência foram repassadas as despesas da secretaria de Agricultura e do Departamento de Estradas e Rodagem (DMER) nesses primeiros nove meses do ano, e quanto representa mensalmente cada despesa.

A secretária de Agricultura, Márcia Rüdiger, falou sobre o valor do bônus, colocando que o objetivo é atender com qualidade o serviço público, ficando a seguinte proposta:

– 1% sobre movimento econômico, a partir de R$ 15 mil de movimento econômico no bloco de produtor;

– produtores com movimento de R$ 4 mil a R$ 14.999,00 receberão valor fixo equivalente a R$ 150 no ano;

quem tem propriedade no município e não se enquadrar nesses requisitos, acima de R$ 4 mil também será beneficiado com R$ 150.

Na questão da inseminação a Prefeitura adquire o sêmen e materiais (luvas/bainhas) ficando o atendimento como está, com inseminador, carro, atendimento e o agricultor da uma contrapartida de R$ 10 por inseminação, emite controle e agricultor paga na tributação.

Na silagem oserviço de terceirização continua como estava, o agricultor paga uma parte e o restante é subsidiado pelo município. Para o agricultor que colhe com ceifa, o mesmo recebe o incentivo por hectare: uma hora de ceifa o agricultor recebe o equivalente a três horas do subsidio dado pelo serviço terceirizado.