Projeto Idoso Visitador é realizado

O Governo Municipal de Modelo, juntamente com o Departamento de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), iniciaram os trabalhos para efetivar o Projeto Idoso Visitador.

Os primeiros passos foram dados em dezembro de 2017, quando em uma reunião do Conselho Municipal do Idoso (CMI), os membros do conselho aprovaram a sugestão de conhecer o Projeto Idoso Visitador. Após essa deliberação do Conselho Municipal do Idoso, a equipe técnica do (CRAS) de Modelo fez esse primeiro contanto com a equipe técnica do (CRAS) de Pinhalzinho, que já havia criado e implantado esse projeto em seu Município. Com o convite a equipe de Pinhalzinho, veio a cidade de Modelo e apresentaram o Projeto Idoso Visitador, para todos os membros do Conselho Municipal do Idoso e demais profissionais do município.

Em outro momento na reunião bimestral do Conselho, foi dialogado novamente com os integrantes do (CMI), que apoiaram a ideia de dar continuidade ao Projeto Idoso Visitador, e na oportunidade já sugeriram nomes de alguns idosos que teriam o perfil para ser idoso visitador. Também ficou acordado que o presidente do (CMI) Elmo Rucks, juntamente com a equipe técnica do (CRAS) de Modelo, iriam fazer a divulgação do Projeto Idosos Visitador nos grupos de idosos já organizados do Município: Grupo de Idosos Conviver da Cidade de Modelo, no Grupo Nossa Senhora da Salete da Linha Salete e no Grupo Esperança da Linha Cedro, ainda na ocasião fizeram o convite para os idosos que tivessem interesse de conhecer e participar das capacitações do Projeto Idoso Visitador.

A equipe técnica do CRAS, de Modelo, marcou para dia 02 de julho, uma reunião para os idosos que iriam participar do projeto, aonde foi apresentado a proposta do Projeto Idoso Visitador. Destaca-se que o Projeto Idoso Visitador amplia/complementa as ações do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio de responsabilidade da equipe do CRAS, incluindo no serviço a realização de visitas por pessoas idosas. A inserção dos “idosos visitadores” neste processo é uma estratégia para estimular a convivência dos usuários com um público da mesma faixa etária, possibilitando a troca de experiência e estabelecendo uma vinculação diferenciada com os usuários.

Já no dia 04 de julho, a equipe do CRAS, realizou a apresentação do projeto  as agentes de saúde do município de Modelo, para que as mesmas conhecendo a proposta do projeto auxiliam na identificação e levantamento dos idosos com maior necessidade de serem visitados pelo Projeto Idoso Visitador.

No dia 09 de julho, a mestre em Serviço Social Palestrante Roselaine Camatti, veio ao município de Modelo, apresentou o Projeto Idoso Visitador e fez alguns alinhamentos com as equipes do CRAS, da unidade de saúde e APAE de Modelo.

Em 16 de julho foi realizada a capacitação para os idosos, que se disponibilizaram ser idosos visitadores, aonde Roselaine também apresentou o projeto, sua forma de funcionamento, perfil do idoso visitador e do idoso visitado, e para finalizar foi feito um feedback da palestra, e avaliação com os idosos.

Após as palestra Roselaine, fez avaliação do perfil de cada idoso participante e selecionou os idosos com melhor perfil para fazer parte do projeto.

Em agosto a equipe técnica do CRAS, iniciará as visitas com a elaboração do Plano de Desenvolvimento do usuário (PDU) dos idosos a ser visitados, em outro momento acompanhará os idosos visitadores selecionados em suas primeiras visitas.

As visitas aconteceram quinzenalmente, sendo que o idoso visitado recebera a visita do idoso visitador e quinze dias depois a equipe técnica do CRAS, totalizando em duas visitas por mês, para cada idoso visitado.

Esperamos com a implantação do Projeto Idoso Visitador em Modelo: a diminuição das situações de riscos sociais identificadas inicialmente, em especial de negligencia e isolamento dos idosos, bem como contribuir para a sociabilidade e integração entre idosos, potencializar a proteção e orientação às famílias, o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários, movimento de reaproximação com os  vizinhos e nas atividades da comunidade, participação dos idosos nos Serviços de Convivência e grupos de idosos, potencializar as habilidades sociais dos idosos visitados maior receptividade e comunicação, valorização da história  de vida do idoso visitado, o que melhora da autoestima, sua convivência familiar e comunitária.