Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Fique alerta! A pior consequência da violência sexual para a criança ou adolescente é o impedimento de aprender como se proteger. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
O lar é o lugar onde a criança deveria se sentir mais segura e protegida, mas, nem sempre isso acontece, porque para muitas crianças e adolescentes, muitas vezes, é o palco de um grande pesadelo: a violência das mais diversas formas. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
O que é violência sexual?
É uma violação dos direitos sexuais, que pode ocorrer pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e de adolescentes – seja pela força ou por outras formas de ameaça – ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica para seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
O abuso sexual não se configura apenas como a relação sexual propriamente dita, ele vai desde caricias, manipulação da genitália, palavras obscenas, exposição indevida da imagem da criança e adolescente, exposição dos órgãos genitais, sexo oral, anal ou genital. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
A internet hoje vem sendo usada como veículo de comunicação rápida, e, na maioria das vezes, silenciosa. Nos quatro cantos do planeta têm surgido casos de crimes hediondos praticados através de uso nocivo da rede de computadores. Por isso, vocês pais fiquem alertas. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
O abuso contra a criança e o adolescente geralmente ocorre em segredo, nem sempre se descobre o que esta havendo. Como pouca gente tem coragem de denunciar, alguns abusadores continuam agindo, certos de impunidade. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
Aproximadamente 63,4 % das vitimas de abuso são meninas. Na maioria dos casos, a criança abusada, independente do sexo tem menos de 10 anos de idade, e acaba por não denunciar o agressor por medo. O monitoramento dos pais é fundamental para prevenção e recorrência da violência. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
Fique alerta, somente cerca de 10% a 20% dos casos de abuso contra criança e adolescente são denunciados. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
Combater a impunidade é garantir a proteção. Denuncie. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
O abuso é normalmente praticado por uma pessoa com quem a criança ou adolescente possui uma relação de confiança e que participa de seu convívio. Essa violência pode acontecer dentro do ambiente doméstico ou até mesmo fora. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate a Exploração e Violência Infanto-Juvenil
 
Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável das crianças e adolescentes e é por isso que se você tiver suspeita ou conhecimento de algum caso, deve denunciar. Dia 18 de Maio, dia Nacional do Combate à Exploração e Violência Infanto-Juvenil.
 
QUAIS SÃO OS INDICADORES QUE PODEM SER OBSERVADOS NA VÍTIMA QUE SOFRE VIOLÊNCIA SEXUAL:
Dor ou inchaço na área genital ou anal;
Secreções na vagina ou no pênis;
Infecções urinárias; doenças sexualmente transmissíveis;
Comprometimento no controle das fezes e urina;
Dificuldades e doenças emocionais (ansiedade e depressão).
 
COMO PODEMOS PROTEGER NOSSOS FILHOS:
Sempre saber onde e com quem nossos filhos estão e o quê estão fazendo;
Combinar horário para eles voltarem para casa;
Criar tempo para os filhos para construir um relacionamento bom e de confiança.
Ouvir atentamente quais são os medos e as preocupações deles;
Ficar alerta com qualquer pessoa que dê a seus filhos atenção incomum, ou que compre o afeto deles com doces, presentes ou dinheiro;
Nunca deixe crianças pequenas sozinhas em casa.
 
Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Denuncie. Ligue para o Conselho Tutelar ou Delegacia de Polícia.
 
Para lembrar a data, na próxima terça-feira (18) o Conselho Tutelar de Modelo em parceria com a Rádio Modelo estarão realizando um Pit Stop Informativo das 10h ás 11h.
 
Neste dia o atendimento do Conselho Tutelar será das 10h ás 14h, sem fechar ao meio dia realizando a entrega de material informativo, a fim de conscientizar a população sobre a questão do Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.