Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza capacitação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Modelo realizou nesta sexta-feira (09) uma capacitação sobre o Protocolo Integrado de Atendimento á Criança e Adolescente Vítima e Testemunha de Violência.

Segundo a assistente social Loraci Bellaver, umas das responsáveis por este Protocolo, essa capacitação foi mais uma etapa do processo de cumprimento da Lei nº 13.431, de 04 de abril de 2017, que constitui-se num dos mais recentes mecanismos destinados a coibir a violência contra crianças e adolescentes que prevê a elaboração e aplicação do Protocolo Integrado de Atendimento à Crianças e Adolescentes Vítima e Testemunha de Violência.

O Processo de implantação e implementação do Protocolo de Integrado de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima e Testemunha de Violência é articulado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

Participaram da capacitação os profissionais da Educação do município e as pessoas do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. Os assuntos abordados foram a Revelação Espontânea, Escuta Especializada, Fluxos e Protocolos de Atendimento a Criança e ao Adolescente Vítima de Violência.

Durante o encontro foram escolhidos alguns profissionais que farão a capacitação para realizar a escuta especializa, sendo os seguintes representantes:
– Escola Municipal: Jussane Frandoloso, Jandira Heckler e Margarete Turella.
– Escola Estadual: Lisani Birck, Marli Cremonini, Eliane Marmitt e Kelly Valmorbida;
– Apae: Nádia Deotti e Juceane Pagliari;
– Casa Familiar Rural: Edimar Bolis;
– Educação Infantil: Marilise Barro e Cristiane Fuzinatto;
– Saúde: Alidiane Zamprogna, Bárbara Geller Baron e Carine de Assiz;
– Assistência Social: Patricia Machado, Marizete Floss, Loraci Bellaver e Daniela Werlang;
– Departamento de Esportes: Paola Reichert e Claudinei dos Santos.

O prefeito Dirceu Silveira esteve participando do evento e destacou a importância de todos nós identificarmos os sinais para coibir a violência contra a criança e a adolescente. Segundo ele, o papel dos professores é muito importante e a Administração Municipal está sempre investindo com a contratação de psicólogos para o Departamento da Educação, para dar suporte neste período de pandemia e detectar outros problemas que estão sendo enfrentados pelas crianças.