Unidade de Castração estará neste domingo em Modelo

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária trazem para o município de Modelo a Unidade de Castração de cães e gatos nesse domingo, dia 22 de agosto, no Parque da Fepar em frente à Sede dos Motoristas com início as 07h30.
 
Conforme a secretária de Saúde, Giseli da Silva, ainda resta poucas vagas, e as inscrições podem ser feitas diretamente na Unidade de Saúde com a Andréia ou pelo telefone no numero 9 9912-2056 até no máximo quinta-feira (19).
 
Giseli ressalta que é necessário dar banho no animal um dia antes da cirurgia, não usar produtos de uso humano como perfumes; o animal deve estar em jejum de água e comida por 8 horas. Além disso, é preciso trazer cobertor para aquecê-los. Até o momento estão confirmados 140 animais.
 
Castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais. A superpopulação de cães e gatos domésticos gera problemas para os seres humanos, onde ninhadas indesejadas frequentemente abandonadas acabam em situação não domiciliada ou semi-domiciliada, com acesso as ruas, estando sujeitos a maus tratos, envolvendo-se em acidentes de transito, mordeduras e participando da cadeia de transmissão de zoonoses.
 
Além de evitar novas crias e prevenir doenças, a esterilização ainda afasta alguns comportamentos indesejados pelos tutores. Aquele instinto do cão de fazer xixi em todos os cantos da casa para marcar território, por exemplo, tende a desaparecer. E quanto antes à castração acontecer, maiores as chances.
 
Outro benefício da castração é que ela acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que, geralmente, ocorrem por causa do cio.