Agricultura alerta produtores sobre a Gripe Aviária

O Governo Municipal de Modelo através da Secretaria de Agricultura está em alerta devido a Gripe Aviária. Alguns casos já foram confirmados no Brasil e em países vizinhos.

O secretário de Agricultura, Aerton Valmorbida, destaca que estiveram dialogando com o Conselho Municipal de Agricultura e com as agentes comunitárias de Saúde que estão repassando orientações aos munícipes e realizando a entrega de material informativo. “Estamos juntos com a Cidasc, cooperativas e demais órgãos do Estado realizando essa ação para prevenir casos da doença em nossa região”, coloca.

Os produtores de aves já receberam a orientação de proibirem visitas ao sistema de produção, além de aumentar as medidas de biosseguridade. A realização de exposições, feiras ou eventos com aglomeração de aves também está suspensa em Santa Catarina por tempo indeterminado.

Toda e qualquer suspeita, que inclua sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita devem ser notificados urgentemente à Cidasc. Caso seja identificada alguma ave doente ou morta, é recomendado que o animal não seja tocado ou levado para casa e que o órgão seja acionado. “A gripe aviária é uma doença que tem impacto devastador na avicultura, podendo trazer enormes perdas para o produtor e para o Estado, por isso precisamos do apoio de todos os nossos produtores e agricultores”, finaliza.