NOTA DE ESCLARECIMENTO

Diante dos fatos ocorridos no último sábado, dia 04 de março de 2023, na Associação Hospitalar Beneficente de Modelo (AHBM) que circula pelas redes sociais, onde um cidadão do município de Chapecó/SC relata que o município se nega a realizar a transferência do paciente o município de Modelo vem esclarecer que:

Considerando o Ofício 249/2022 da Superintendência de Urgência e Emergência do Estado de Santa Catarina, discorre que a Central de Regulação às Urgências, é responsável pelo gerenciamento e operacionalização dos meios disponíveis e necessários para responder às solicitações que chegam através do telefone 192, acolhendo as necessidades de Urgência, definindo para cada um a melhor resposta. “Responsabilidades/atribuições da Equipe de Transporte. Ficam estabelecidas as seguintes responsabilidades/atribuições à Equipe de Transporte: a – Acatar a determinação do médico regulador quanto ao meio de transporte e tipo de ambulância que deverá ser utilizado para o transporte” (portaria 2048/2002). A orientação que a médica plantonista da AHBM recebeu da central de Regulação às Urgências (médica do SAMU) após passar estado clínico do paciente, foi que o mesmo poderia ser transportado com ambulância branca tipo A.

Sabe se, que é de responsabilidade do município de origem do paciente realizar a transferência, nessa perspectiva a médica solicitante fez contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó, solicitando o transporte, que foi prontamente atendida após preenchimento da ficha para transferência Inter-hospitalar de paciente conforme protocolo.

O mesmo deu entrada no Hospital de Modelo às 14h33 min trazido pelos Bombeiros, com sinais vitais estáveis e às 17h30 foi transferido para o hospital referência – HRO pela ambulância do município de Chapecó com hipótese diagnóstica de luxação de quadril.

Vale resaltar que recebeu todo atendimento necessário até o momento da transferência, monitorado, medicado, radiografado, ou seja, todas as medidas cabíveis foram adotadas.

Dessa forma o município de Modelo através do prefeito Dirceu Silveira e da secretária de Saúde Giseli Elisa da Silva esclarecem os fatos para a população. Ficando a disposição para mais informações.