Tarde de campo abordou o Casqueamento e Problemas Locomotores

A Secretaria de Agricultura de Modelo segue trabalhando com temas ligados a produção leireira. E buscando sempre inovar nesta atividade, na tarde da última quinta-feira (21), foi realizado na propriedade de Jair e Rosane Rech, na Linha Saudades mais uma tarde de campo.

Desta vez o tema abordado foi Casqueamento e Problemas Locomotores e reuniu aproximadamente 80 produtores. O encontro foi promovido pela Secretária de Agricultura de Modelo em parceria com a Cooperativa Regional Itaipu e a Semex Brasil.

Na oportunidade esteve palestrando o médico veterinário Átila Cado Soares. O objetivo foi expandir sobre locomoção animal com atenção direcionada ao casco bovino. O profissional, especialista em locomoção animal, apresentou ferramentas para o trabalho de casqueamento, frisou os principais problemas de locomoção oriundos do casco e exemplificou na prática como tratar cada problema.
Conforme o representante regional da Semex Pinhalzinho, Fábio José Reckziegel, “a empresa, com apoio de parceiros, busca diariamente promover e colocar à disposição dos clientes técnicas essenciais para o trabalho na propriedade, com o objetivo de possibilitar ganhos de eficiência, proporcionando melhores resultados, além de aumentar a rentabilidade”.

A secretária de Agricultura, Márcia Wendling Rüdiger ressalta que os encontros técnicos, como foi a tarde de campo vem de encontro ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura de Modelo, que está constantemente preocupada com o rebanho bovino. “Esses encontros técnicos vem de encontro as necessidades de nossos agricultores, produtores de leite, que enfrentam com muita frequência problemas relacionados a casco e problemas locomotores. O animal afetado, se alimenta menos, não se locomove adequadamente e em consequência disso produz menos, causando prejuízos na rentabilidade do leite. Nesse dia de prática, os agricultores aprenderam formas simples de resolver esse tipo de problemas em seus animais”, ressalta a secretária.