Projetos Barquinho Amarelo e Folguedos Populares chegam à Modelo

O Departamento de Educação e Cultura de Modelo em parceria com o Museu histórico de Pinhalzinho, realizaram na tarde desta terça-feira (16), na Escola Reunida Municipal Professora Griseldi Maria Müller, o lançamento do Projeto “Barquinho Amarelo: socialização da cultura da infância no Oeste catarinense” e o Projeto Folguedos Populares.

Estes projetos consistem em resgatar as brincadeiras, brinquedos e cantigas de roda praticadas especialmente nas gerações passadas, bem como o folclore da região. Outra intenção da iniciativa é contextualizar a origem e os principais escritores da literatura infantil brasileira. Além de socializar a cultura do oeste catarinense, a infância de hoje e a importância de proteger e registrar as brincadeiras e brinquedos das gerações passadas.

O projeto foi idealizado pela historiadora e agente cultural, Fernanda Ben, e teve a coleta de depoimento da professora Dosolina Kottwitz.

Conforme a Coordenadora do Projeto Fernanda Bem, “com este projeto visamos resgatar as brincadeiras, cantigas e brinquedos das gerações passadas e levar as crianças de hoje para que elas possam ter conhecimento do passado e notar como a evolução transformou a cultura da região”, coloca Fernanda.

Participaram do lançamento o prefeito Ricardo Maldaner, a diretora de Educação Jussane Frandoloso, a coordenadora da Educação Infantil, Lovani Baron; coordenadora do Departamento de Cultura Marinês Zanini, a Coordenadora do Projeto Fernanda Bem, a fonte oral do trabalho em Modelo Dosolina Kottwitz, professores da rede municipal de ensino e demais integrantes do Museu de Pinhalzinho.