Dinâmicas são realizadas com idosos

Na última quarta-feira (17), foi realizado mais um encontro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos no Bairro Palmeiras – Viver Melhor, esse serviço tem por objetivo desenvolver atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, ativo e autônomo, bem como o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários afim de prevenir  situações de risco pessoal e  social.

 

Neste encontro foi realizado atividade de recreação com o Professor Eloir Ricks, e a psicóloga do CRAS, Patricia J. Machado realizou a dinâmica da fotografia, onde cada participante trouxe uma foto pessoal antiga, e falou da importância da foto, o que ela representa para cada um, por que ela foi marcante na sua vida. “Este momento foi bem importante onde os participantes puderam compartilhar suas historias, relembrar o seu passado, pois sabemos o quanto é importante para as pessoas compartilhar lembranças, pois os tempos individuais se cruzam,formando um outro tempo coletivo, tempo presente no grupo. Este compartilhar dá lugar a uma nova solidariedade, que propicia cada um e ao grupo como um todo a segurança necessária para os relatos em um espaço de valorização e compreensão. Toda lembrança, mesmo tida pelo indivíduo como única, prende-sede alguma maneira ao contexto social mais amplo. Lembrar é reconstruir o passado a partir dos quadros sociais do presente; é uma lembrança consciente”, coloca Patricia.

 

O próximo encontro será dia 1º de outubro, Dia Nacional do Idosos, que terá como programação um Dia Festivo para o Idoso.