‘Seminário dos 3 Poderem foi um sucesso’

Aconteceu na noite da última quinta-feira, 27 de novembro, tendo como local o Auditório da Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara em Modelo, o Seminário dos 3 Poderes.

Este Seminário faz parte de um projeto interdisciplinar que foi desenvolvido pela senhora Joani Elizabethe Wickert, professora de história e sociologia e contou com o apoio também das professoras de Artes e Língua Portuguesa. A professora que organizou o evento destacou que ‘o seminário dos 3 Poderes foi um grande sucesso e conseguimos atingir os objetivos propostos pelo projeto'. Ainda segundo a professora Joani ‘as apresentações foram uma forma de complementar o assunto estudado em sala de aula de uma forma em que os próprios agentes públicos pudessem falar sobre suas funções, sobre a estrutura e funcionamento dos poderes estudados'.

Estiveram representados na noite os 3 Poderes constituídos no município de Modelo. O Senhor Adilson César Braun presidente da Câmara Municipal de Vereadores falou sobre o Poder Legislativo. Para falar sobre o Poder Executivo fizeram uso da palavra o senhor Valter Cesco, assessor jurídico, o prefeito em exercício Altair Zenatti e o prefeito licenciado Imilio Ávila. E para representar o Poder Judiciário participou o senhor José Augusto Bernardi, escrivão judicial.

Tendo uma programação voltada a comunidade em geral e também a comunidade escolar, especialmente aos alunos, o Seminário iniciou com as palavras das autoridades presentes, apresentações de trabalhos de alunos desenvolvidos durante a execução do projeto e logo após iniciaram as explanações a respeito dos 3 Poderes, Legislativo, Executivo e Judiciário.

Os representantes dos 3 Poderes, muito bem preparados e com domínio do assunto apresentado, proporcionaram uma rica aula de cidadania e democracia, onde apresentaram as funções dos agentes públicos, o funcionamento e diversos detalhes acerca de cada esfera. O público presente manteve a atenção durante todas as apresentações demonstrando o interesse e a sua curiosidade pelo assunto.

Logo após as apresentações iniciou a plenária, onde o público pode esclarecer as dúvidas que surgiram, sendo estas sanadas de forma precisa pelos representantes dos 3 Poderes.