27 alunos se formam em Montagem e Manutenção de Computadores pelo Pronatec

Na noite de quinta-feira (04) foi realizada a formatura do Curso de Monatagem e Manutenção de Computadores. No total 27 alunos de formaram. O curso iniciou em outubro do ano passado e foi viabilizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o apoio na Prefeitura de Modelo, tendo o Serviço Nacional do Transporte (Senat) como unidade executora.

Estiveram presentes na formatura o prefeito Ricardo Maldaner, o vice-prefeito Clóvis Schlosser, o secretário de Educação Adilson Braun, a vereadora Cecília Geller, a diretora da E.R.M. Griseldi Maria Müller Jussane Frandaloso, a psicóloga do Cras Patrícia Jomertz, a assistente social do Cras Elizabete Borre, o coordenador de desenvolvimento profissional do Senat, Gelter Costa Ferreira e os professores do Senat.

Esta foi a segunda formatura realizada em Modelo dos cursos do Pronatec. No mês de fevereiro já se formou o curso de Panificação e Confeitaria. O objetivo dos cursos oferecidos pelo Pronatec, segundo a assistente social do Cras, Elizabete Borre, é ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, além de qualificar os profissionais para o trabalhos nas mais diferentes áreas.

O coordenador de desenvolvimento profissional do Senat, Gelter Costa Ferreira ressalta que mesmo sendo um projeto federal, com recursos do Governo Federal ele só é viabilizado se o município tem interesse, vontade e vocação apara a educação. “Isso foi possível aqui no município de Modelo, onde tivemos o apoio total da Prefeitura, do Cras, que permitiram toda a mobilização e a execução, não só desse curso que o Senat realizou, bem como outros cursos. Hoje concluímos uma etapa de 160 horas de treinamento, onde além do conteúdo especifico de Montagem e Manutenção de Computadores também foram trabalhados os módulos de formação profissional”, destaca o coordenador.

O prefeito Ricardo Maldaner disse que o município de Modelo e toda a população está visualizando todos esses cursos como oportunidade, e pediu para que os formados aproveitem esse conhecimento que adquiriram, pois o conhecimento nunca atrapalha, sempre vem a agregar.

O prefeito também agradeceu a administração passada, que trouxe o Pronatec para o município. “Toda a equipe da administração passada está de parabéns, pois cadastrou o município, correu atrás para organizar esses cursos. Nós da administração de agora estamos dando sequência, estamos ajudando, sendo parceiros, por que isso é uma necessidade do município”, ressaltou Ricardo.

Estão em andamento outros cinco cursos pelo Pronatec e seis estão previstos para ter início nos próximos meses. As próximas formaturas que serão realizadas serão no dia 18 de abril, quando se formam a turma de Costura Industrial e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão.

A psicóloga do Cras, Patrícia Jomertz, coloca que ainda estão abertas as incrições para os cursos de cabeleireiro, operador de computador, artesão de pintura em tecido, mecânico de automóveis leves, mecânico de máquinas industriais e panificação e confeitaria. “As pessoas interessadas devem ir até o Cras, com o RG e o CPF, comprovante de residência, que pode ser o recibo de água ou luz e o comprovante de escolaridade para efetuar a matrícula. Os cursos tem uma carga horária mínima de 160 horas, que são custeadas pelo Governo Federal, onde o aluno recebe todo o material necessário para a realização do curso, e ainda ganha vale alimentação e transporte”, destaca Patrícia.