Prefeito Ricardo participa de reunião do CIDIPA

Os municípios pertencentes ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento, Inspeção e Comercialização de Produtos Agropecuários (CIDIPA), estiveram reunidos na manhã de terça-feira (16) em Saudades. Participam do consórcio os municípios de Modelo, Saudades, Pinhalzinho, Sul Brasil, Nova Erechim e Águas Frias. Representando o município de Modelo participaram o prefeito Ricardo Maldaner e a secretária de Agricultura Márcia Rüdiger.

O Consórcio CIDIPA tem como finalidade articular e estimular ações nos municípios consorciados e a fim de viabilizar programas de segurança alimentar e de desenvolvimento local, envolvendo arranjos sócio-econômicos socialmente justos, economicamente e ecologicamente sustentáveis e estruturando cadeias produtivas em processo cooperativos e solidários, além dos serviços de inspeção animal e vegetal de acordo com os princípios e definições da sanidade agropecuária, nos municípios consorciados, em conformidade com os padrões e normas técnicas do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).

Segundo o prefeito de Modelo Ricardo Maldaner, o principal objetivo do consórcio é padronizar as analises de água, para que depois possam ser padronizados os produtos, após essa padronização o objetivo é ingressar na Suasa. “Em Saudades já temos um laboratório pronto, todo montado e equipado para realizar essas análises, o que falta são recursos para a contratação de um profissional para a realização das análises e para a comprar os reagentes necessários”, destaca o prefeito.

Para buscar recursos cada município pertencente ao consórcio irá encaminhar para a Câmara de Vereadores um projeto de Lei, para autorizar as parcelas de recursos para que o consórcio, bem como o laboratório comesse a funcionar. No início seriam duas parcelas de R$ 3 mil, relativas aos meses de maio e junho, e depois seriam parcelas de mil reais por mês.