Grupo de Idosos Conviver comemora Bodas de Prata

Com um grupo de 24 pessoas o Grupo de idosos Conviver de Modelo iniciou suas atividades no dia 08 de Junho de 1988. O Grupo foi fundado por iniciativa de um grupo de pessoas que buscavam proporcionar aos idosos uma nova possibilidade de convívio social e comunitário. São muitas histórias, muitos momentos de convívio, muitas festas, muitas viagens, muitos jogos de canastra, muita alegria e acima de tudo amizade.

Os sócios fundadores foram: Ieda Werlang, Clementina Signor, Eli Facco, Elidia Hamerschmit, Alzira Simão, Avelino Baro, Francisco Alexios, Sebila Alexios, Jacó Ratzinger, Pedro Cesco, Isabeta Cesco, José Milan, Dosolina Milan, Adolfo Schlosser, Selvira Schlosser, Dacildo Lose, Ilga Lose, Maria Lang, Maria Paulus, Norma Herthel, Pedro dos Santos, Generina dos Santos, Irma Chaves, Elita Hermes.

Os primeiros encontros do Grupo eram realizados no centro ACA, após com mais pessoas associadas passaram a se encontrar no pavilhão da igreja católica de Modelo, e em seguida foi construída a sede própria do grupo, na gestão do prefeito Valênio Kottwitz. Sendo que a inauguração foi realizada no dia 25 de Maio 1991.As primeiras damas que contribuíram com os trabalhos do grupo foram: Maria Letícia Baldin, Dozolina Kottwitz, Nelci de Assis, Lori Maldaner, Claudete Avila, e atualmente Karine Maldaner e as assistentes Sociais Claudete Garcez, Ignez Busnello, Marlise Lindermann e Loraci Bellaver.

A primeira coordenadora do grupo de idosos Conviver foi Maristela Baro e assistente social Raquel Vieira.

Os presidentes do Grupo de Idosos Conviver Conviver foram Maria Carolina Lang (em memória), Albano Borre (em memória), Pedrinho Bólis e o atual presidente Elmo Rucks.

Atualmente o grupo conta com 250 associados, sendo 40 sócios isentos de mensalidade por terem mais de 80 anos. Desde sua fundação já faleceram 126 sócios.

Para comemorar as Bodas de Prata do Grupo de Idosos Conviver o último sábado (08) teve uma programação diversificada. Pela parte da manhã foi realizada uma missa em ação de graças aos 25 anos do grupo, celebrada pelo Padre Avelino Garbin. Ao meio dia foi servido um almoço.

A primeira-dama Karine Maldaner coordenou as atividades. Também estiveram presentes o prefeito Ricardo Maldaner, o vice-prefeito Clóvis Schlosser, a segunda-dama Elis Sehnen, o ex-prefeito Valênio Kottwitz e esposa Dozolina, os mesmos também deixaram suas mensagens nesse dia especial.

Na oportunidade foi realizada uma homenagem aos seis sócios fundadores do grupo: Eli Facco, Alzira Simão, Avelino Baro, Sebila Alexius, Adolfo Schlosser e Generina dos Santos.  Também foram homenageados os presidentes Pedrinho Bólis e Elmo Rucks. Também foi entregue uma lembrança ao Padre e sócio do grupo Avelino Garbin. Receberam ainda a homenagem o ex-prefeito Valênio Kottwitz e sua esposa Dozolina.

Todos os sócios receberam na entrada um número, através deste número foi realizado o sorteio do padrinho e madrinha da festa de Bodas de Prata, sendo que ficou o casal Valdomiro e Maria Rauber.

Para dar abertura a tarde dançante, o presidente Elmo e sua esposa Merceldi dançaram uma valsa com a bandeira do grupo e para a surpresa de todos que faziam um circulo ao redor, estouraram um balão que ocasionou uma chuva de prata.

De acordo com a primeira-dama Karine Maldaner, que coordenou as atividades é uma honra o Grupo de Idosos Conviver comemorar essa data especial, seus 25 anos durante nossa gestão. “Preparamos uma festa linda, com almoço, homenagens, muita dança e diversão. Fizemos isso por amor, não por obrigação. Reconhecemos que eles são importantes e precisamos valorizá-los”, desta a primeira-dama.