Avaliação nutricional é realizada com alunos

Ainda no mês de fevereiro deste ano, os alunos da Escola Reunida Municipal Professora Griseldi Maria Muller passaram, pelo processo de avaliação nutricional, no qual verifica o peso para idade e estatura para idade, tendo como parâmetros base a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Durante uma semana 239 alunos foram avaliados e classificados pelo  nutricionista Fernan Júnior Tasca responsável  pela alimentação escolar no âmbito municipal, e pela nutricionista Elizandra Paim responsável pelos programas no âmbitos da Secretaria de  Saúde do município de Modelo.

De acordo com a avaliação e classificação dessas crianças e adolescentes encontramos aos seguintes resultados: Eutrofia 148 crianças, Risco de sobrepeso e sobrepeso 63 crianças, Obesidade 10 crianças e Baixo Peso 18 crianças.

Todos os alunos avaliados receberam um folder com orientações nutricionais para alimentação saudável, juntamente com o resultado da avaliação: peso, estatura e classificação.

Conforme a nutricionista Elizandra Paim mundialmente verifica-se o aumento alarmante do número de crianças e adolescentes com excesso de peso e doenças associadas, como pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol alto, entre outros. “Essa realidade também está muito próxima e está associada diretamente aos hábitos de vida, com destaque para a alimentação. É importante lembrar que a criança ‘gordinha’ não é criança saudável. Família e escola devem estar atentos e unidos a sempre estimular e promover hábitos saudáveis, como pratica de esportes, maior consumo de frutas e verduras e redução de alimentos ricos em sal, açúcar e gorduras. Não é que doces e frituras deve ser excluídos da vida da criança. Eles só não devem fazer parte da rotina alimentar, sendo reservado a momentos esporádicos, e principalmente fora do ambiente escolar”, esclarece Elizandra.

Diante destes resultados a nutricionista Elizandra Paim, que coordena o projeto “O Futuro em Movimento”, que é um grupo de reeducação alimentar, atividade física e apoio psicólogo destinado a crianças com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade, comunica aos pais, crianças e professores, que um novo grupo de trabalho terá inicio em maio.